Programa PAD combate o câncer de pele e leva saúde à população rural

Fotos: Divulgação

Estamos no “Dezembro Laranja”, e a campanha nacional de prevenção ao câncer de pele ganha força em todo o país, reforçando a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados para evitar a doença mais comum entre os brasileiros. No Espírito Santo, o Programa de Assistência Dermatológica e Cirúrgica à População Rural Vulnerável e com Câncer de Pele (PAD) se destaca como uma das principais iniciativas de cuidado, tratamento e conscientização, atuando há 37 anos em comunidades rurais vulneráveis.

Criado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e apoiado pela Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), o PAD atende anualmente milhares de pessoas em 11 municípios parceiros do estado. O Programa de Extensão do Departamento de Medicina Especializada -CCS/UFES, realiza mutirões de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele, levando assistência a populações que, muitas vezes, não têm acesso a serviços especializados de saúde.

Com uma equipe dedicada, o PAD alcançou números expressivos ao longo deste ano:

  • 2.240 consultas realizadas
  • 1.261 cirurgias executadas
  • 7.155 sessões de crioterapia

Essas ações são reflexo do compromisso do programa com a saúde e a dignidade de populações vulneráveis.

Nos dias 7 e 8 de dezembro de 2024, o PAD realizará um mutirão de atendimento dermatológico em Santa Maria de Jetibá. Os atendimentos, voltados para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele, serão realizados mediante agendamento prévio, organizado pelo município.  Interessados devem buscar informações com agentes de saúde ou unidades de saúde locais.

O programa é voltado para trabalhadores rurais, especialmente descendentes de europeus (alemães, pomeranos e italianos), que vivem e trabalham sob constante exposição solar. “São populações com alto risco para o desenvolvimento do câncer de pele, mas a prevenção e o tratamento são essenciais para todos, independentemente da cor da pele”, destaca a coordenadora geral do PAD, Profª Dra Patrícia Henriques Lyra Frasson.

De acordo com especialistas, a prevenção ao câncer de pele envolve medidas simples, como o uso diário de protetor solar, chapéus de abas largas, roupas de proteção e a busca por sombra nos horários de maior incidência solar. “A exposição ao sol é cumulativa, e o diagnóstico precoce pode salvar vidas”, ressalta a coordenadora administrativa do programa, Vera Lúcia Dttmann Jarske.

Itaguaçu
Afonso Cláudio
Santa Maria de Jetibá
Vila Valério
Baixo Guandu
Laginha de Pancas
São Gabriel da Palha
Laranja da Terra
Vila Pavão
Domingos Martins
Itarana

Por Vanessa Pianca


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *