DEZEMBRO LARANJA | ES

PAD: 37 Anos de Atendimento à Saúde Dermatológica no Espírito Santo
Estamos no “Dezembro Laranja”, e a campanha nacional de prevenção ao câncer de pele ganha força em todo o país, reforçando a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados para evitar a doença mais comum entre os brasileiros. No Espírito Santo, o Programa de Assistência Dermatológica e Cirúrgica à População Rural Vulnerável e com Câncer de Pele (PAD) se destaca como uma das principais iniciativas de cuidado, tratamento e conscientização, atuando há 37 anos em comunidades rurais vulneráveis.
Criado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e apoiado pela Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), o PAD atende anualmente milhares de pessoas em 11 municípios parceiros do estado. O Programa de Extensão do Departamento de Medicina Especializada -CCS/UFES, realiza mutirões de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele, levando assistência a populações que, muitas vezes, não têm acesso a serviços especializados de saúde.


Com uma equipe dedicada, o PAD alcançou números expressivos ao longo deste ano:
- 2.240 consultas realizadas
- 1.261 cirurgias executadas
- 7.155 sessões de crioterapia
Essas ações são reflexo do compromisso do programa com a saúde e a dignidade de populações vulneráveis.
Mutirão Dezembro Laranja
Nos dias 7 e 8 de dezembro de 2024, o PAD realizará um mutirão de atendimento dermatológico em Santa Maria de Jetibá. Os atendimentos, voltados para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele, serão realizados mediante agendamento prévio, organizado pelo município. Interessados devem buscar informações com agentes de saúde ou unidades de saúde locais.
O programa é voltado para trabalhadores rurais, especialmente descendentes de europeus (alemães, pomeranos e italianos), que vivem e trabalham sob constante exposição solar. “São populações com alto risco para o desenvolvimento do câncer de pele, mas a prevenção e o tratamento são essenciais para todos, independentemente da cor da pele”, destaca a coordenadora geral do PAD, Profª Dra Patrícia Henriques Lyra Frasson.
De acordo com especialistas, a prevenção ao câncer de pele envolve medidas simples, como o uso diário de protetor solar, chapéus de abas largas, roupas de proteção e a busca por sombra nos horários de maior incidência solar. “A exposição ao sol é cumulativa, e o diagnóstico precoce pode salvar vidas”, ressalta a coordenadora administrativa do programa, Vera Lúcia Dttmann Jarske.
O PAD ocorre anualmente uma vez por mês nos municípios parceiros que são:
Itaguaçu
Afonso Cláudio
Santa Maria de Jetibá
Vila Valério
Baixo Guandu
Laginha de Pancas
São Gabriel da Palha
Laranja da Terra
Vila Pavão
Domingos Martins
Itarana
Por Vanessa Pianca
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário