Clarindo Silva será homenageado pelo Grupo Cultural Chegou a Hora no Carnaval 2025

Clarindo Silva | Foto: Divulgação

O Carnaval de Salvador 2025 reserva uma emocionante homenagem ao ativista e figura emblemática do Pelourinho, Clarindo Silva. Reconhecido por sua incansável dedicação à preservação do Centro Histórico de Salvador e ao fortalecimento das manifestações culturais baianas, Clarindo será o grande homenageado do Grupo Cultural Chegou a Hora. Esta homenagem reflete a trajetória de uma vida dedicada à arte, à cultura e à luta em prol da valorização do Centro Histórico de Salvador.

Comandado por Big, o Grupo Cultural Chegou a Hora se destaca por seu compromisso em reviver as antigas escolas de samba do Carnaval baiano, adaptando-as à contemporaneidade e resgatando o brilho das tradições, mantendo o ritmo das raízes e atraindo novos públicos. Em sintonia com essa missão, a homenagem a Clarindo Silva será marcada por uma série de ações artísticas e culturais, incluindo uma arte exclusiva criada por Menelaw Sete. O artista pintou um retrato de Clarindo em uma tela de 100×80 cm, inspirada na sua trajetória, que será estampada em 200 camisetas e exibida em um banner carregado pelos foliões durante o desfile.

Menelaw Sete, que assina a arte do bloco, declarou: “Fiz o retrato de Clarindo numa tela grande e vamos distribuir 200 camisas. Tudo sem dinheiro público. Uma homenagem humana. Clarindo é o farol da arte e das causas sociais no Pelourinho! É um ser humano que vive e respira o Centro Histórico, quebra paradigmas, foi Rei Momo, é escritor e sua história de vida é um livro infinitooooo!”

Menelaw Sete e Clarinso Silva | Foto: Divulgação

O desfile do Grupo Cultural Chegou a Hora será realizado no dia 1º de março de 2025 (sábado), com concentração marcada para as 19h, em frente ao ateliê de Menelaw Sete, na Rua João de Deus, nº 13, no Pelourinho. Não perca esta oportunidade de celebrar a vida e a obra de Clarindo Silva, um dos maiores defensores da cultura baiana, no coração do Carnaval de Salvador.

Jornalista, escritor, poeta, compositor, ativista e agitador cultural, Clarindo Silva é uma figura única na história de Salvador. Iniciou sua carreira como repórter policial em veículos de renome como A TardeJornal da Bahia e Tribuna da Bahia, mas foi na literatura e na defesa intransigente da cultura baiana que encontrou seu verdadeiro caminho. Clarindo tornou-se uma voz fundamental na preservação do Centro Histórico de Salvador, especialmente com a Cantina da Lua, um símbolo de resistência cultural.

Conhecido também como Mestre Calá, ele é Doutor Honoris Causa pela Université Libre des Sciences de L’Homme de Paris e recebeu a Comenda da Cultura e das Artes pela Universidade das Américas. Além disso, foi condecorado com importantes honrarias baianas, como a Medalha Tomé de Souza, a Comenda Maria Quitéria e a Comenda Zumbi dos Palmares.

Clarindo é autor do livro Memórias da Cantina da Lua, atualmente em sua sétima edição, e teve sua biografia escrita por Vander Prata para a Coleção Gente da Bahia, publicada pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Suas obras e sua luta pela cultura baiana têm sido reconhecidas por diversas gerações, consolidando sua importância na história do estado.

A homenagem ao ativista no Carnaval de 2025 é uma oportunidade única para celebrar sua história, sua arte e seu amor pela cidade de Salvador, especialmente pela preservação de seu patrimônio cultural e suas expressões artísticas. É também um tributo à resistência cultural que Clarindo simboliza, ao lado de tantos outros nomes que, como ele, dedicam suas vidas ao resgate e à valorização da cultura baiana.

Por Eric Delgoffe e Doris Pinheiro


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *