Agronegócios | ES

O festival terá palestras, mesas-redondas, oficinas, rodas de conversa, exposições e atrações culturais
Maior produtor e exportador de pimenta-rosa do Brasil, o Espírito Santo será palco de um dos principais encontros sobre a cadeia produtiva da especiaria no País. No dia 6 de maio, o município de São Mateus, no norte capixaba, sedia o 3º Festival Brasileiro da Pimenta-Rosa. Coordenado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e parceiros, o evento celebra o potencial econômico, social e ambiental da aroeira, planta nativa da Mata Atlântica.
A programação acontecerá no auditório da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e reunirá especialistas, agricultores, extrativistas, empreendedores e representantes de instituições públicas e privadas.
O festival terá palestras, mesas-redondas, oficinas, rodas de conversa, exposições e atrações culturais, para promover a troca de conhecimentos, experiências e inovações em torno da pimenta-rosa, fruto da aroeira que vem conquistando cada vez mais espaço na gastronomia, cosmética, medicina natural e mercados internacionais.
Com caráter regional e alcance nacional, o evento busca fortalecer a cadeia produtiva da aroeira, incentivar o uso sustentável dos recursos naturais, valorizar o conhecimento tradicional das comunidades e fomentar oportunidades de negócios.
“O festival reforça o protagonismo do Espírito Santo na cadeia da aroeira e promove o desenvolvimento sustentável por meio da valorização dos saberes tradicionais, da inovação e da biodiversidade local. Esta edição será também um espaço de encaminhamento de propostas e soluções para fortalecer o setor”, destaca a coordenadora de Recursos Naturais do Incaper, Fabiana Ruas, que é organizadora e uma das palestrantes do evento.
Em estandes do festival, o público poderá conhecer produtos artesanais feitos com o uso de pimenta-rosa, como cerveja, cachaça, queijos e derivados, óleos essenciais, mel e própolis. Outra atração será a exposição de produtos para salões de beleza e outros empreendimentos que fazem uso de bioinsumos extraídos dos frutos. Além disso, estarão disponíveis para degustação pães, biscoitos, geleias, molhos e tortas com a especiaria, preparados em uma capacitação culinária realizada nos dias que antecedem o evento.
Outra atividade de destaque será o cadastramento e entrega de carteirinhas para coletores de produtos florestais não madeireiros, ação que reconhece formalmente o trabalho dos extrativistas e promove a valorização do manejo sustentável da aroeira no Espírito Santo.
O 3º Festival Brasileiro da Pimenta-Rosa é uma realização do Incaper, do CREA Jr-ES e da empresa Raiz Comunica. O evento é uma das ações do projeto “Aroeira”, desenvolvido com apoio do Banco de Projetos da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Por Felipe Ribeiro
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário