Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense

Data também é conhecida como o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense, que ocorreu em 1535 quando os portugueses desembarcaram na Prainha, em Vila Velha
Em 23 de maio é celebrado o aniversário do estado do Espírito Santo. A data, também conhecida como Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense, foi originada em 1525, quando os portugueses desembarcaram no que é conhecido hoje como a Prainha, em Vila Velha, para colonizar a região. Com suas praias paradisíacas e montanhas exuberantes, e seu patrimônio histórico e culinária distinta, o Espírito Santo tem muito a oferecer tanto para seus moradores quanto para os visitantes.
Segundo o boletim divulgado pela Secretaria do Turismo (Setur) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) em abril de 2025, o Espírito Santo possui o sétimo maior rendimento no turismo entre os demais estados brasileiros. “É evidente o potencial turístico crescente do estado, que está se tornando um destino cada vez mais procurado por visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo”, comenta Vanderson Eliziário, Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera.
Em 2024, o rendimento médio real no setor de turismo do Espírito Santo foi de R$ 2.904,27, o segundo melhor desde 2021. “No mapa do turismo de 2024, o estado alcançou o marco de 65 municípios registrados. Linhares, São Gabriel da Palha, Piúma e Serra tornaram parte das regiões de turismo capixabas, o que também reflete na intensificação da receita do setor”, acrescenta o docente.
Para celebrar o aniversário do Espírito Santo e reforçar sua cultura, confira os principais destinos e pontos turísticos do estado:
- Guarapari: Conhecida como a “Cidade Saúde”, Guarapari é famosa por suas praias de areia monazítica, que possuem propriedades terapêuticas. As praias mais populares incluem Praia do Morro, Praia da Areia Preta e Praia das Castanheiras.
- Vila Velha: Vila Velha abriga a famosa Praia da Costa, uma das mais movimentadas do estado, além de outras praias como Itapoã e Itaparica. A cidade também é conhecida pelo Convento da Penha, um dos principais pontos turísticos e religiosos do Espírito Santo.
- Anchieta: Com praias tranquilas como Ubu e Castelhanos, Anchieta oferece um ambiente perfeito para relaxar e desfrutar da natureza.
- Domingos Martins: Localizada na região serrana, Domingos Martins é conhecida por seu clima agradável e paisagens deslumbrantes. A Pedra Azul, com sua formação rochosa única e trilhas para caminhadas, é um dos principais atrativos.
- Santa Teresa: Santa Teresa é famosa por suas cachoeiras e áreas de preservação ambiental. O Parque Natural Municipal de São Lourenço e o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão são destaques para os amantes da natureza.
- Vitória: A capital do estado, Vitória, oferece uma rica experiência cultural e histórica. O Palácio Anchieta, a Catedral Metropolitana e o Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) são pontos imperdíveis. Além disso, a cidade possui uma vibrante vida noturna e gastronômica.
- São Mateus: Uma das cidades mais antigas do estado, São Mateus possui um centro histórico bem preservado, com casarões coloniais e igrejas que contam a história do Espírito Santo.
Por Letícia Zuim Gonzalez e Carolina Pinho
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário