Cidades | ES

O material reúne vivências pedagógicas bem-sucedidas
O município de Pinheiros (ES) por meio da Secretaria de Educação, deu um passo significativo em prol da valorização da primeira infância: lançou oficialmente o Caderno de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil, durante uma formação continuada com os profissionais da rede, atendendo as políticas públicas desenvolvidas pelo prefeito Edilson Monteiro. O evento ocorreu na última sexta-feira (16).
O material reúne vivências pedagógicas bem-sucedidas desenvolvidas por professores da rede municipal e tem como missão inspirar, fortalecer e reconhecer as práticas educativas no cotidiano das creches e pré-escolas. Trata-se de um registro vivo de experiências que colocam a criança no centro do processo de aprendizagem – como sujeito de direitos e protagonista da própria história.
Com uma abordagem alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o caderno valoriza o brincar, a interação e a experimentação como pilares do desenvolvimento infantil, respeitando os tempos, os interesses e os modos de ser de cada criança.
O prefeito Edilson Monteiro destaca a importância da valorização da primeira infância, enfatizando que este período é crucial para o desenvolvimento integral das crianças. “Este período, considerado a base para o futuro, requer atenção especial em áreas como saúde, educação, nutrição e segurança, por isso temos como prioridade garantir o desenvolvimento de políticas públicas que promovam o bem-estar das crianças, com ações que visam a melhoria da qualidade de vida e a construção de um futuro promissor”, enfatiza Edilson Monteiro.
O lançamento foi celebrado como um gesto de reconhecimento ao trabalho comprometido dos educadores e uma ferramenta potente de troca entre pares. Mais do que um compilado de boas práticas, o caderno é um convite à reflexão, ao diálogo e à constante reinvenção do fazer pedagógico.
A iniciativa reafirma o compromisso de Pinheiros com uma educação infantil de qualidade – feita com afeto, escuta e propósito – e reforça que investir nos primeiros anos de vida é garantir um futuro mais justo e promissor desde o começo.
Da Redação
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário