As chuvas que atingem o Espírito Santo desde o final da semana passada devem continuar até o dia 24 deste mês. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O mau tempo teve início na última sexta-feira (17) e já deixou 229 pessoas desalojadas, 182 desabrigadas, uma ferida e seis mortos. Segundo a meteorologista Andreia Ramos, as chuvas devem estar acompanhadas de temperaturas variando entre 17 graus Celsius (°C) e 34 °C.
De acordo com o Inmet, o estado deve entrar em alerta amarelo pela grande quantidade de chuva que vem atingindo várias cidades. O alerta amarelo significa situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação climática.
O Corpo de Bombeiros Militar do estado alerta a população para que não transite nas áreas afetadas. “Os trabalhos de resgate ainda estão acontecendo e transitar pelas regiões atingidas, sem a extrema necessidade, atrapalha o cumprimento dos serviços de todas as equipes envolvidas nas operações. Gera aglomerações, trânsito e atrasa o atendimento”, disse a corporação.
Climatempo
Muitas regiões do Espírito Santo poderão acumular de 200 a 300 mm de chuva de segunda, 20, até a sexta, 24. Isto significa que várias áreas do estado vão receber mais chuva esta semana do que a média normal para todo o mês de janeiro.

Na capital, Vitória, por exemplo, em 19 dias já choveu 118,2 mm, que representam 85% da média de chuva para janeiro que é de 139 mm, aproximadamente.
O volume de chuva estimado para próximos dias no Espírito Santo, por várias simulações atmosféricas feitas em supercomputadores, é extremo e muito preocupante. O estado do Espírito Santo deve sofrer muito com a chuva esta semana.
É alto o risco de enchentes, mais deslizamentos de terra e alagamentos de grande extensão. Estas situações severas poderão ocorrer na Grande Vitória e em muitas outras áreas capixabas, incluindo aquelas que foram alagadas com a tempestade da sexta-feira passada, 18 de janeiro.
O aumento da chuva começa já nesta segunda-feira, 20 de janeiro, quando a chuva volta a cair forte novamente. Porém, entre terça, 21, e sexta-feira, 24 de janeiro, a chuva deve ser generalizada e muito volumosa.
Com informações da Agência Brasil e Climatempo.
AGRONEGÓCIOS CIDADES Cultura DIREITO & JUSTIÇA Economia Geral Internacional NOTÍCIAS OPINIÃO OPORTUNIDADES PODCAST PODCAST Política