Férias escolares: EDP alerta sobre os riscos de soltar pipas próximo a rede elétrica

Mais de 80 mil clientes ficaram sem energia entre janeiro e junho por conta de pipas na rede; período de recesso escolar aumenta quantidade de ocorrências. Foto: Divulgação.

Empinar pipa é uma brincadeira saudável e bastante praticada por crianças e até mesmo adultos. Durante as férias escolares, a atividade é ainda mais comum e, por isso, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, reforça orientações para um brincar seguro, principalmente longe das redes elétricas. A empresa destaca também outros cuidados para garantir a segurança durante as férias.

Entre janeiro e junho de 2019, a EDP atendeu 396 ocorrências de pipas na rede elétrica na sau área de concessão, deixando mais de 80 mil clientes sem energia em algum momento. Para o atendimento, as equipes da concessionária são deslocadas para realizar o reparo e a limpeza da rede danificada, que, na maioria dos casos, tem a camada protetora da fiação cortada pela linha da pipa, interrompendo o fornecimento para a região.

E os ventos mais fortes, que são comuns no mês de julho e agosto, aliados às férias escolares tornam os meses propícios para ocorrências de pipas com a rede elétrica. Para ter uma ideia, em 2018, somente nos meses de julho e agosto, mais de 72 mil clientes tiveram o fornecimento de energia interrompido por esse motivo.

Lino Pedroni, gestor executivo da EDP, reforça a importância da prática segura da brincadeira. “Trabalhamos para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível, mas nossa preocupação maior é com a segurança. Sabemos que o cerol e linha chilena ainda são muito utilizados e, por ser composto de pó de vidro, é também condutor de energia, podendo causar sérios acidentes com quem está brincando e com outras pessoas”.

Para conscientizar a população e alertar crianças e adultos sobre como reduzir os riscos na hora de brincar, a EDP realiza palestras e ações de conscientização, durante todo o ano, com as comunidades dos municípios onde a concessionária atua, principalmente em escolas e áreas com altos índices de ocorrências com a causa pipas. Além disso, durante o mês de julho, a EDP está reforçando as orientações por meio da campanha de segurança com a comunidade.

Confira o número de ocorrências e de clientes impactados em alguns municípios:

Grande Vitória

MUNICÍPIOOCORRÊNCIASCLIENTES IMPACTADOS
Cariacica7324.417
Serra81     17.935
Viana6573
Vila Velha859.189
Vitória212.602

Região Sul

MUNICÍPIOOCORRÊNCIASCLIENTES IMPACTADOS
Cachoeiro de Itapemirim244.086
Guarapari286.880
Piúma61.209

Região Norte

MUNICÍPIOOCORRÊNCIASCLIENTES IMPACTADOS
Aracruz111.598
Linhares166.721
São Mateus51.016
Fundão7961

Por Fernanda Lozer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.