Um Dia no Parque é celebrado em Linhares com passeio ciclístico que reuniu mais de 120 pessoas

A categoria “parques” foi escolhida por ser a de mais fácil reconhecimento pela população, mas todas as categorias de Unidades de Conservação são contempladas na campanha. Fotos: Felipe Reis.

Um domingo diferente, marcado por muita alegria, disposição e informações sobre a importância das Unidades de Conservação (UCs) para proteção da biodiversidade. Assim foi celebrada em Linhares a campanha nacional “Um Dia no Parque” que reuniu ciclistas e muitas famílias num passeio ciclístico que saiu da Praça 22 de Agosto até a Flona de Goytacazes, que fica às margens da BR 101, logo após o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Prefeitura de Linhares.

O secretário da pasta, Fabrício Borghi Folli, explicou que “Um Dia no Parque” é um evento realizado para promover as unidades de conservação. “Temos um parque na cidade, um importante remanescente da Mata Atlântica tão perto da sede do município e suas belezas naturais ainda é pouco explorada pela comunidade. Essa ação foi uma forma de mostrar todo esse potencial da Flona e mostrar aos visitantes que o local está aberto todos os dias à visitação”, informou.

Além do passeio ciclístico, na Flona foram realizadas diversas atividades como piquenique, oficinas educativas e de recreação, trilha pela floresta e atividades lúdicas como foco na conscientização ambiental. Uma representante da Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlihges) esteve no local para contar a história da Flona de Goytacazes. Além disso, uma equipe da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social levaram o projeto Transitolândia, um espaço modelo para o aprendizado teórico e prático sobre o trânsito, simulando uma via comum da cidade, mas em menor escala, colaborando assim para a conscientização dos pequenos, aprendendo brincando.

A Gilliana Jovita, moradora de Bebedouro, incentivada pela irmã, levou a filha Maria Eduarda para participar do evento. “É a primeira vez que venho pedalar e achei muito legal a proposta de promover esse lazer em família, incentivando o esporte, saúde e a importância da preservação ambiental. Com certeza foi um domingo muito diferente e com diversas ações para as famílias”, disse.

O chefe da Flona de Goytacazes, Leoney Wand Del Rey, estava muito feliz em ver tanta gente visitando a Flona. “Na Flona de Goytacazes temos 1.450 hectares de Mata Atlântica e preservação de várias espécies de animais em extinção como a preguiça de coleira, o macaco bugio, veado mateiro, papagaios e muitas outras aves. Estamos abertos todos os dias para visitação”, destacou, informando que no país são mais de 2.000 unidades que ajudam a preservar a biodiversidade e a história do Brasil.

A assistente administrativa, Wanessa Almeida Santos, moradora do Interlagos e que faz parte do Grupo Amigos do Pedal, ficou feliz com a iniciativa da prefeitura. “Muito importante essa ação porque muita gente não sabe que temos uma diversidade tão grande de lugares para lazer e prática de esportes, e a reserva é uma delas. Esperamos por mais iniciativas como estas”, frisou.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, pedalou até a Flona de Goytacazes e ressaltou a sua importância da reserva para o município. “A Flona é linda, cheia de belezas naturais e um ótimo espaço para as famílias passarem o dia mais próximo da natureza, desfrutando das belezas e atividade realizadas no local. É uma importante unidade para a conservação da biodiversidade de Linhares e precisamos criar nas nossas famílias a cultura da visitação, aliada sempre à importância da consciência ambiental e preservação das áreas verdes”, pontuou.

Um Dia no Parque

A data foi escolhida por ser próxima ao aniversário do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a Lei que rege as Unidades de Conservação, criada em 2000. A categoria “parques” foi escolhida por ser a de mais fácil reconhecimento pela população, mas todas as categorias de Unidades de Conservação são contempladas na campanha.

Flona de Goytacazes

A Flona de Goytacazes é uma reserva cheia de belezas naturais. O lugar, considerado um paraíso, encanta qualquer visitante que passar por lá. São diversas espécies de plantas e animais da Mata Atlântica, em geral, e grande parte ameaçada de extinção, como a preguiça de coleira, o macaco bugio, veado mateiro, papagaios e muitas outras aves.

A reserva, ainda, é um ambiente onde se pode adquirir conhecimento e serve para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente. A Floresta está aberta a visitações todos os dias, das 8 às 16 horas.

Por Valda Ravani.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *