Sinfônica do ES divulga temporada de apresentações do segundo semestre

A programação do segundo semestre da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) traz novidades e apresentações inéditas. Foto: Reprodução/Divulgação.

A programação do segundo semestre da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) traz novidades e apresentações inéditas. As apresentações começam no dia 9 de agosto e vão até o dia 20 de dezembro no Teatro Glória, no Teatro Universitário da Ufes, Parque Botânico da Vale, e em um novo local, no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha.

A orquestra vai apresentar novamente o sucesso “Rock Sinfônico”, o “Cinema Especial” com trilhas de filmes, a famosa Nona Sinfonia de Beethoven, a obra Romeu e Julieta, de Tchaikovsky, uma apresentação especial de trilhas de videogames, apresentações em escolas, dentro do programa “Estado Presente”, obras de mestres do classicismo, como Salieri, Mozart e Haydn, um concerto comemorativo dos cinco anos do Centro Cultural Sesc Glória e finalizando a temporada, o balé “O quebra Nozes”.

Agosto

A Oses abre a temporada com a série “Concertos Especiais”, nos dias 9, 10 e 11 de agosto. No repertório, a obra composta por Tchaikovsky, “Romeu e Julieta”, baseada na famosa peça de William Shakespeare, e as obras “Tristão e Isolda”, de Wagner e “Poème”, do compositor francês Chausson. A solista convidada, Gabriela Queiroz, se apresenta no violino sob regência do maestro adjunto, Leonardo David.

Entre os dias 22 a 25 de agosto, uma seleção de trilhas sonoras de grandes clássicos do cinema vai compor o repertório das apresentações “Pipoca e Guaraná”. Os quatro dias de apresentações vão contar com obras de filmes como “O poderoso chefão”, “Amarcord”, “O último dos Moicanos”, por exemplo. As apresentações acontecem sob a regência do maestro Helder Trefzger.

Setembro

Em setembro, nos dias 11 e 12, a Oses recebe o inédito “Especial Videogames”, com trilhas sonoras de games clássicos que fizeram parte do imaginário de muitos na infância. Trilhas de jogos como Mário Bros, Castlevania e Sonic compõem o repertório com a regência do maestro Leonardo David.

No dia 24 de setembro, um dos maiores violoncelistas do Brasil, Antonio Meneses, se apresenta na série “Concertos Especiais Grandes Nomes”. No repertório, famosas obras do compositor tcheco Antonín Dvořák, sob a regência do maestro inglês Neil Thomson.

Outubro

Em outubro, nos dias 9 e 10, a Oses apresenta uma homenagem ao alemão Brahms, com três obras do compositor. Como solistas, o violinista Ricardo Amado e o violoncelista Hugo Pilger, sob a regência do maestro titular da cadeira de nº 5 da Academia Brasileira de Música, Roberto Tibiriçá.

Nos dias 23 e 24, acontece o concerto chamado “Uma brincadeira musical”, com obras de três importantes mestres do Classicismo: Salieri, Mozart e Haydn. A apresentação conta com a regência do maestro Leonardo David.

Série “Orquestra nas Escolas”

Com apresentações didáticas, a volta da série “Orquestra nas Escolas”, do programa Estado Presente, leva os alunos de escolas públicas de bairros da Região Metropolitana de Vitória a vivenciar uma experiência muito especial: aprender sobre os grandes compositores da música clássica, o funcionamento de uma orquestra e os instrumentos. “O projeto busca incentivar a cidadania por meio da democratização do acesso à cultura, promovendo a inclusão social”, afirma o maestro Helder Trefzger.

Novembro

Nos dias 13 e 14 de novembro, a orquestra apresenta a Nona sinfonia de Beethoven, antecipando as comemorações dos 250 anos de nascimento do músico. A Oses conta com a presença dos solistas Lina Mendes, como soprano, Ana Lúcia Benedetti, como mezzosoprano, Daniel Umbelino, como tenor e Leonardo Neiva, como barítono, além dos coros “Sinfônico da Fames” e “Vox Vitória”, regidos pelo maestro Sanny Souza. Sob regência da Orquestra, o maestro Helder Trefzger.

Para finalizar o mês de novembro, a Oses desempenha, entre os dias 26 e 29, o sucesso de bilheteria “Rock Sinfônico”.

Dezembro

No dia 12 de dezembro, a Oses celebra os cinco anos de reabertura do Centro Cultural Sesc Glória em um concerto comemorativo. Finalizando a temporada, nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, a orquestra exibe o famoso Ballet “O quebra Nozes”, de Tchaikovsky.

Por Erika Piskac.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *