Guerino visita fábrica de biscoitos que gera emprego e renda para famílias de Degredo

O empreendimento foi um pedido dos associados que viram a oportunidade de aproveitar o coco, abundante na região, em um produto de maior valor comercial. Foto: Felipe Tozatto.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon visitou na manhã desta sexta-feira (2) uma fábrica de biscoitos que gera emprego e renda para 20 famílias da Associação dos Pescadores e Extrativistas e Remanescentes de Quilombolas de Degredo (Aspequid). Localizada em Degredo, no litoral de Linhares, a fábrica foi construída e equipada pela Petrobras em cumprimento a condicionante ambiental.

O empreendimento foi um pedido dos associados que viram a oportunidade de aproveitar o coco, abundante na região, em um produto de maior valor comercial.Os 12 trabalhadores da fábrica foram treinados para manipular os alimentos da forma correta.

Os ganhos são divididos entre os familiares dos pescadores que trabalham no local. Nos planos da Associação estão o fornecimento dos biscoitos para a merenda escolar de Linhares e outras cidades capixabas além da venda nas feiras livres dos bairros Novo Horizonte e Araçá, que deverá começar nos próximos dias.

Durante a visita o prefeito conheceu o processo de fabricação, a linha completa de produtos fabricados pela fábrica que contempla sete variedades de biscoitos, além de conversar os funcionários que nela atuam. “Estamos, aqui, abrindo mais um canal de diálogo com os associados e colocando a Prefeitura de Linhares a disposição para avançarmos em ações e projetos que possam contribuir com a distribuição dos biscoitos no mercado consumidor, além do fortalecimento do diálogo da Aspequid com as secretarias municipais”, disse o prefeito Guerino Zanon.

O presidente da Aspequid, José Costa, disse que o momento é de felicidade e de colher os frutos de um projeto que foi dialogado com a comunidade e que após anos no papel se torna realidade. “Nós estamos aqui para agradecer e dizer da nossa felicidade em ver os biscoitos já sendo fornecidos ao mercado. A fábrica veio complementar a renda das famílias”, destacou.

A visita foi acompanhada pelos secretários municipais de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva e da Assistente Social da Prefeitura, Vanessa Santos Giraldeli; de Agricultura, Franco Fiorot; de Chefia de Gabinete, Ana Maria Paraíso Dalvi; a Diretora de Alimentação Escolar da Prefeitura, Sandra de Carli Favalessa e da sua equipe de nutricionistas, além do presidente da Aspequid, José Costa, da administradora da fábrica, Marcilene Penha de Jesus, funcionários do Incaper e Petrobras.

Por Alexandre Araújo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *