Linhares promove seminário e lançamento do Programa Municipal de Fruticultura

A área a ser cultivada no programa é de até 10 hectares por polo, dividida entre os produtores participantes. Foto: Secom/PML.

Para diversificar as atividades nas propriedades rurais, buscando uma fonte de renda alternativa, a Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares promoverá no dia 16 de agosto o “Seminário do Programa de Fruticultura de Linhares”. O evento, que integra a programação em comemoração aos 219 anos de fundação da cidade, acontecerá durante a programação da 3ª edição do Lidera Agro – feira de agronegócio de Linhares, realizada entre os dias 15 e 17, no Shopping Pátiomix, às 16h, ocasião em que será assinado o decreto que regulamenta o Programa Municipal de Fruticultura e a ordem de autorização para fornecimento de mudas, além do edital de seleção dos produtores do programa.

Os cinco polos de frutas que serão implantados em Linhares dentro do programa são: cajá manga anão, no Polo Distrito Farias; uva, no Polo Alto São Rafael (contempla regiões como Santa Cruz, São João de terra Alta, São Vicente e São Judas); goiaba, no Polo Baixo São Rafael (localidades como Japira, Córrego Dr. Jones, Santa Rosa, Humaitá e Bagueira); limão, no Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano); e açaí, no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro). Durante o seminário, especialistas no ramo da Fruticultura abordarão sobre o plantio, cultivo, combate a doenças e pragas, etapas da produção, pós-colheita e mercado de cada fruta.

O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, explicou que no evento também será firmada uma parceria com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) para rastreabilidade das frutas que também será tema de uma das palestras.

“As legislações têm exigido a rastreabilidade das frutas produzidas no país, um mecanismo que permite ao consumidor identificar a origem do produto desde o campo até chegar à prateleira. Então, essa parceria entre Prefeitura de Linhares, Abrafrutas e CNA, vem para ofertar um sistema de rastreabilidade avançado com um valor simbólico ao produtor que aderir ao programa”, explicou Fiorot.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destacou que as mudas de frutas para iniciar o programa serão distribuídas gratuitamente aos produtores. “Vamos iniciar a entrega das 40 mil mudas em setembro, seguindo até o mês de abril do próximo ano. O viveiro que venceu o processo licitatório já foi contratado. O Programa Municipal de Fruticultura visa criar novas alternativas de renda e diversificação na economia das famílias que vivem da agricultura familiar, que, em sua maioria, tem o café como atividade principal”, relatou o prefeito.

A área a ser cultivada no programa é de até 10 hectares por polo, dividida entre os produtores participantes. As definições dos polos e as frutas a serem cultivadas foram baseadas nos estudos técnicos realizados pela empresa de consultoria contratada para a elaboração do programa que identificou, baseado nas características agronômicas de solo e clima, quais frutas eram propícias para cada região. 

Lidera Agro

Lidera Agro – feira de agronegócio de Linhares recebe apoio institucional da Prefeitura de Linhares, dentro do Plano Agro Linhares, e conta com exposição das novidades tecnológicas na área de insumos, irrigação, máquinas e equipamentos, além de um programação técnica com palestras, estandes e workshops.

Programação completa do seminário:

16 h: Apresentação do Programa Municipal de Fruticultura – Linhares/ES: Franco Fiorot – Secretário Municipal de Agricultura de Linhares-ES; Geraldo Fereguetti – Engenheiro Agrônomo, da Nortes Consultoria.

16h20 – Raio-X das frutas: Limão: Andreia Lopes Morais – Eng. agrônoma, Mestre em Agricultura Tropical pela UFES; Cajá manga anão: Erli Ropke – empresário e consultor em Fruticultura; Uva: Douglas Gasparetto – secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura de Água Doce do Norte, especialista em uva; Açaí: Wagner Machado Bastos – Empresário do Açaí DABAHIA; Goiaba: Erli Rpoke, empresário e consultor em Fruticultura.

18h15: Rastreabilidade na Fruticultura: Ronei Correa – Coordenador de TI no ICNA.

18h35: Panorama da Fruticultura Brasileira – Produção, Exportação e Consumo: Eduardo Brandão – Diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas).

19h: Encerramento com Assinatura do Decreto regulamentando o Programa Municipal de Fruticultura.

Por Valda Ravani.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.