Renato Casagrande inaugura novo prédio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, em Vitória

Na mesma solenidade, também foram entregues 66 novas viaturas descaracterizadas para atender unidades da Polícia Civil na Grande Vitória e no interior do Estado. Fotos: Hélio Filho.

O governador Renato Casagrande e o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, inauguraram, na manhã desta segunda-feira (05), o novo prédio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Vitória. O imóvel, localizado no bairro Santa Luíza, foi totalmente reformado e teve a sua fachada revitalizada. Na mesma solenidade, também foram entregues 66 novas viaturas descaracterizadas para atender unidades da Polícia Civil na Grande Vitória e no interior do Estado.

Foram entregues 66 novas viaturas descaracterizadas para atender unidades da Polícia Civil na Grande Vitória e no interior do Estado.

O evento contou ainda com as presenças da vice-governadora, Jaqueline Moraes; do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; da chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, delegada Claudia Dematté; da delegada titular da Deam, Juliana Saadeh; entre outras autoridades.

O evento contou ainda com a presença da vice-governadora, Jaqueline Moraes.

Durante a entrega, o governador ressaltou a importância das novas instalações para a continuidade do trabalho feito pela delegacia. “É uma nova estrutura para que a sociedade possa ser melhor atendida. Nossos policiais também terão mais qualidade no trabalho para dar sequência na nossa redução de crimes. Investir em infraestrutura é importante para que possamos dar condições dignas de trabalho aos nossos policiais e aos capixabas, nesse momento difícil que é procurar uma delegacia”, pontuou.

Casagrande afirmou ainda que a reestruturação das instituições de segurança, que já vem produzindo resultados como, por exemplo, a redução de homicídios que mês a mês vem atingindo o menor número histórico. “Esse trabalho é fruto dos nossos operadores de Segurança Pública, aliado ao nosso trabalho com a retomada do Programa Estado Presente”, disse.

O secretário da Segurança Pública destacou que o Governo segue com o propósito de investir na área. “Tivemos outras duas entregas de unidades: uma do Corpo de Bombeiros Militar, em Vila Velha; e uma Companhia da Polícia Militar, em Santa Teresa. Hoje inauguramos a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, e em breve vamos inaugurar a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos ( Desarme). O que mostra a sensibilidade do nosso governador com a área”.

A vice-governadora, Jaqueline Moraes, explicou a importância de o Governo entregar um espaço humanizado para receber mulheres vítimas de violência. “Isto faz toda a diferença! Ter um espaço acolhedor faz com que as mulheres se encorajem, cada vez mais, em denunciar as agressões, não só físicas, mas também psicológicas”.

O delegado-geral da Polícia Civil também ressaltou a importância da entrega da nova unidade no contexto da humanização do atendimento às vítimas de violência doméstica. “A nova DEAM contempla a filosofia do Estado Presente e oferece um atendimento humanizado para as vítimas de violência doméstica, além de proporcionar um local de trabalho mais adequado aos nossos policiais civis impactando, de forma decisiva, em um atendimento de qualidade para a população capixaba e com excelência nos resultados”, declarou José Darcy Arruda.

Novo prédio

A reforma do prédio contou com uma pintura geral, instalação de pisos, manutenção das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, além de substituições estruturais de janelas, esquadrias e telhado. Também foi feito o reforço na segurança do imóvel, com instalação de grades metálicas e a revitalização da fachada. O investimento total na reforma foi de R$ 259 mil.

O local recebeu adaptação para melhorar a acessibilidade, com banheiro adaptado, instalação de rampa de acesso com guarda-corpo e corrimão, além da adequação do estacionamento, para melhor atendimento ao público, de modo geral.

De acordo com a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, Claudia Dematté, o Estado está trabalhando de uma maneira conjunta e integrada para estruturar as unidades especializadas em atendimento à mulher do nosso Estado. “Temos outras unidades sendo reformadas neste momento, como a Deam de Viana, o que mostra o compromisso do Governo com essa causa, que é o enfrentamento à violência doméstica e familiar”, enfatizou.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do ES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *