Mais de 8.700 atendimentos gratuitos à população no Dia Nacional de Saúde em Linhares

A mobilização, que contou com diversos atendimentos gratuitos, com realização de exames, vacinação e orientações, aconteceu no centro de cidade, na esquina do Mercado Municipal. Fotos: Felipe Tozatto.

Mais de 8.700 atendimentos de saúde. Este foi o resultado da ação realizada nessa segunda-feira, dia 05, pela prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, em comemoração ao Dia Nacional da Saúde. A mobilização, que contou com diversos atendimentos gratuitos, com realização de exames, vacinação e orientações, aconteceu no centro de cidade, na esquina do Mercado Municipal, com a Ação Social da Saúde, e ainda na Farmácia Básica e em todas as Unidades de Saúde (US) de Linhares.

Durante a ação, o Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde – NAPS realizou 932 testes rápidos de HIV, Hepatites B e C e Sífilis, sendo diagnosticados 5 testes positivos para Sífilis e 1 para Hepatite. Ainda foram realizados 700 atendimentos com testes de Glicose e aferições de pressão arterial. A Casa Rosa realizou 390 atendimentos com orientações sobre a saúde da mulher, auto – exame da mama, preventivos e DIU.

“Pensamos nesta mobilização justamente para facilitar o acesso à saúde, possibilitando a oferta de serviços gratuitos durante todo dia e muitas pessoas foram beneficiadas. Realizamos exames, encaminhamos pacientes para tratamento, imunizamos, orientamos. Estamos felizes com o resultado de mais esta ação, que teve o intuito de alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde e informar a população sobre os diversos serviços oferecidos pela Prefeitura”, frisou o secretário de Saúde, Saulo Mereilles.

José Vieira, morador da Fazenda Esperança em Povoação, aproveitou a oportunidade para colocar a saúde em dia. “Estava passando por aqui para resolver umas coisas no centro e me deparei com esta ação de saúde. Já aproveitei para conferir a pressão e a glicose e também fazer exames. É uma ação muito importante que facilita o nosso cuidado com a saúde”, frisou.

A equipe da Vigilância em Saúde, também presente na ação, realizou 50 atendimentos de demonstração e combate ao mosquito da dengue. Já na Farmácia Básica Municipal, localizada no centro da cidade, foram 130 atendimentos entre assistência farmacêutica e testes de glicemia e pressão arterial.

Mais de 1.150 pessoas imunizadas

Vigilância Epidemiológica, da secretaria Municipal de Saúde, vacinou 1.154 pessoas durante a ação de saúde. Foram 530 doses de vacina contra gripe, 540 doses de Tríplice Viral, 64 de Hepatite B e 20 da vacina Dupla Bacteriana.

Jéssica Rocha, que trabalha num escritório no centro da cidade, foi uma das imunizadas. “Acabei de sair do trabalho para o almoço e aproveitei para pegar informações sobre a vacinação e já consegui me imunizar. Não tenho tempo de ir à Unidade de Saúde devido ao meu horário de trabalho e esta ação me ajudou muito”, destacou.

Mais de 5.300 atendimentos nas Unidades

Ainda no Dia Nacional da Saúde, ação de promoção e prevenção aconteceu em todas as US’s do município. Nas unidades foram realizados 5.381 atendimentos entre aferição de glicose (827), pressão arterial (1.183), testes rápidos de HIV, Hepatites B e C e Sífilis (787), educação em saúde (1.206), orientação em imunização (120), avaliação antropométrica em crianças (42) orientação odontológica (701) e entrega kits de saúde bucal (515).

Por Paola Nali.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *