Vigilância Sanitária Estadual emitirá licenciamentos pela internet através do Simplifica ES

Os serviços são disponibilizados na internet em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso. Foto: Sesa-ES.

ara estreitar a comunicação com empreendedores e dar maior agilidade na emissão do licenciamento sanitário de novos estabelecimentos, a Vigilância Sanitária Estadual promove, nos dias 06 e 07 de agosto, um treinamento sobre o Programa Estadual Simplifica ES. A capacitação acontece no laboratório de informática do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

O Simplifica ES é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas. Tais serviços são disponibilizados na internet em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso.

A técnica de Gestão da Qualidade do Núcleo Especial de Vigilância Sanitária, Livia Rosas Ferreira, explica que a ferramenta permitirá uma rápida comunicação com o empresário e facilitará a tramitação de processos. “Uma das principais melhorias será a entrada única de documentos, uma vez que o empresário enviará todos os registros, comprovantes e certidões por meio do portal do Estado. A partir do envio, todo o trâmite acontecerá de forma eletrônica, como orientações ao requisitante, emissão de alvarás, aprovações de projetos e autenticações”, disse.

O novo modelo tem o objetivo de minimizar o deslocamento desses cidadãos empreendedores à Vigilância Sanitária para a obtenção de tais documentos.

Por Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *