Paróquia São João Evangelista encerra Semana Nacional das Famílias com êxito

Fotos: Facebook/Paróquia São João Evangelista.

A Paróquia São João Evangelista, em Pinheiros, norte do Espírito Santo, encerrou na noite de sábado (17), as atividades em comemoração a Semana Nacional das Famílias, com Missa celebrada pelo padre Jonas, e contou com a participação, além do coral da igreja Matriz, da apresentação do grupo musical formados por alunos de música do Conselho Pinheirense do Bem Estar do Menor (COPBEM), e dezenas de famílias. Nesta edição, o tema principal forçou os fiéis a fazer uma reflexão sobre a Família, com a pergunta: “A Família, como vai”?

A Semana Nacional das Famílias em Pinheiros teve início em 10 de agosto, com a VI Romaria Diocesana das Famílias ao Santuário de Vinhático, no município de Montanha. No domingo (11) houve a abertura oficial com missa pela manhã e a noite em homenagem ao Dia dos Pais.

Com intensa programação, a Paróquia celebrou também uma Adoração ao Santíssimo Sacramento em Família (Família: Iniciação a Vida Cristã), com o padre Jonas.

Na Terça-feira (13), os fiéis puderam participar de uma bela Missa/Testemunhos, presidida pelo padre Fernando, com o tema: “A Realidade da Família Contemporânea”.

A quarta-feira (14), foi marcada pela Missa para casais, com o Padre Patrik, com foco em uma reflexão voltada para o relacionamento amoroso entre os casais e filhos, abordando: “Matrimônio e Família no Plano de Deus”. O Padre chamou a atenção dos casais para a educação dos filhos e o amor e entre marido e esposa, esposa e marido, pontuando a intensidade da vida conjugal.

A quinta-feira (15) foi dedicada a um Terço em Família: “Família Defensora da Vida”;

O padre Euclério, na sexta-feira (16), falou sobre o tema central da Semana Nacional das Famílias “A Família, Como vai?”, enfatizando a necessidade da construção de uma relação amorosa dentro das famílias, onde a acolhida seja uma forma de evangelizar e transformar vidas. Estimulando os cuidados que os filhos devem ter com os pais e a harmonia entre os casais, a boa relação entre os membros do contexto familiar, o padre Euclério destacou a importância do reflexo dessa harmonia na sociedade.

No Sábado (17), com o tema “Família, Exemplo de Vida Fraterna”, o padre Jonas celebrou missa de encerramento. Durante a Semana Nacional da Família, em toda a programação, os padres participantes frisaram a necessidade dos fiéis realizar a pergunta: “A Família, como vai?”

O padre Jonas destacou ainda o perdão entre os familiares, recorrendo principalmente a paciência entre os filhos, pais e avós, orientando para a prática da bondade e cordialidade com os idosos.

Com a temática “A família, como vai?”, a Igreja Católica celebrou o jubileu de prata, 25 anos da Campanha da Fraternidade de 1994. A proposta da Semana Nacional das Famílias foi indicar a necessidade de a família vivenciar uma profunda experiência de Jesus e da sua Palavra para conseguir vencer os desafios e dificuldades que encontra em seu caminho, e assim compreender seu papel evangelizador na Igreja e na sociedade.

Por Bernardino de Sena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *