Incaper passa a realizar reuniões de trabalho a distância

Algumas reuniões de trabalho no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) deixarão de ser presenciais e passarão a ser realizadas via Web Conferência. A iniciativa foi viabilizada pela Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) do Incaper, cujo olhar está voltado para a modernização da infraestrutura do Instituto.

Inicialmente foram atendidos os requisitos necessários à adesão e ao credenciamento do Incaper na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Posteriormente, a RNP disponibilizou ao Instituto a ferramenta para a realização de Web Conferências. A tecnologia foi utilizada nesta quarta-feira (14) numa reunião que envolveu os coordenadores dos 11 Centros Regionais de Desenvolvimento Rural (CRDR) que o Incaper possui no Espírito Santo.

A iniciativa agradou aos participantes. “A Web Conferência foi bastante produtiva. Trouxe a possibilidade de todos participarem simultaneamente, com pautas mais enxutas. Mesmo assim, temos a possibilidade de aprofundar os temas. A iniciativa permite maior interação entre os servidores no dia a dia. As reuniões podem ser realizadas a cada assunto sem a necessidade de agendar viagens, ampliando a participação dos servidores de forma mais dinâmica. Neste momento de contenção de despesas, a Web Conferência propicia que continuemos as discussões numa possibilidade mais econômica. E no que se refere aparte mais técnica, os recursos audiovisuais foram utilizados sem problema nenhum”, disse Ronaldo Stephanato, coordenador do CRDR Central Sul.

Segundo o diretor-presidente do Incaper, as reuniões a distância devem se tornar mais frequentes. “Isso vai se tornar uma prática para gente. É uma necessidade que tem todo o apoio do Governo do Estado. Vai otimizar o nosso trabalho e melhorar ainda mais as nossas muitas entregas”, disse Antônio Carlos Machado.

Antes, estas reuniões eram feitas com a presença física dos servidores. “Com a iniciativa, o Incaper pretende aproximar as unidades sem a necessidade de deslocamento, auxiliando na redução de gastos, na otimização do tempo e evitando o risco da estrada”, pontuou Nilson Araujo Barbosa, diretor-técnico do Incaper.

O diretor administrativo-financeiro do Instituto, Cleber Guerra, destacou que as outras modalidades de reuniões não serão abolidas. “Sem descartar futuras reuniões presenciais, a opção pela Web Conferência bem se aplica aos desafios impostos pelas atuais limitações do ‘teto de gastos’, na medida em que reduzirá tempos de viagens, custos de combustíveis e diárias, riscos de acidentes nas estradas, além de representar um melhor aproveitamento do tempo para dedicação às atividades de pesquisa, assistência técnica e extensão rural”, reforçou.

Por Juliana Esteves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *