Renato Casagrande e Givaldo Vieira apresentam novos serviços digitais do Detran

Na solenidade, com a presença do governador Renato Casagrande e do diretor geral do Detran|ES Givaldo Vieira, foram apresentados serviços das áreas de Habilitação, Veículos e Infrações convertidos para o formato eletrônico. Fotos: Hélio Filho.

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) lançou, na manhã desta segunda-feira (19), novos serviços do programa Detran 100% Digital, que tem o objetivo de reduzir o uso de papel no órgão e oferecer um atendimento mais fácil, rápido e seguro para os cidadãos capixabas. Entre as novidades está um aplicativo para celular que possibilita o desconto de até 40% nas multas de trânsito.

Na solenidade, com a presença do governador Renato Casagrande e do diretor geral do Detran|ES Givaldo Vieira, foram apresentados serviços das áreas de Habilitação, Veículos e Infrações convertidos para o formato eletrônico, dispensando, assim, a necessidade de o usuário se dirigir até uma unidade do Detran|ES para realizar esses procedimentos.

Na área de Infrações, o Detran|ES aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), o que vai possibilitar que os condutores e proprietários de veículos registrados no Estado recebam as notificações de infrações por meio de um aplicativo no celular. A novidade também possibilitará aos usuários descontos de até 40% nas multas de trânsito.

Processos das áreas de Habilitação e Veículos também serão feitos eletronicamente, com a digitalização de toda a documentação necessária a esses procedimentos. Essa iniciativa representará mais segurança, desburocratização, praticidade e economia nos processos para candidatos e condutores tirarem ou renovarem suas carteiras de habilitação, assim como para procedimentos relacionados a veículos, principalmente aqueles que necessitam de auditoria.

“Estamos trazendo para população dois grandes benefícios: primeiro é o sistema de incorporação de inteligência artificial nos processos do Detran, permitindo um controle cada vez maior contra a fraude. O segundo é que o Estado traz uma maior rapidez, uma economia de tempo, uma menor burocracia ao cidadão. Essas ações favorecem o Governo na redução dos custos, aumentando a velocidade da prestação do serviço. O Estado sai na frente com esse trabalho mais rápido, mais prático e com menor custo”, afirmou o governador Casagrande.

Para o diretor geral do Detran|ES, as ações representam passos significativos do órgão rumo à modernidade: “Trata-se de um momento histórico, pois decretamos hoje o fim do papel no processo de habilitação e iniciamos a digitalização dos processos de veículos, o que representará também economia para os cofres públicos com os atuais gastos de arquivamento dos processos, agilidade no atendimento e menor impacto ambiental com o fim do papel nos processos de veículos. Além disso, o Detran|ES terá um diálogo mais estreito e rápido com o cidadão no que se refere às informações sobre infrações e penalidades”, afirmou.

Givaldo Vieira acrescentou, ainda, que o processo eletrônico de veículos será integrado ao Sistema de Inteligência e Artificial e Analítica que foi contratado pelo Detran com vistas ao aprimoramento na identificação da autenticidade de documentos. “Trabalhamos para fazer essa integração para fortalecer o combate à fraude e nos próximos meses vamos disponibilizar ao cidadão a abertura de processos de veículo de forma online, pelo computador, celular ou tablet”, explicou.

Com informações das Assessorias de Comunicação do Governo do ES e Detran/ES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *