Socioeducandos da Unis Norte visitam patrimônio histórico-cultural de Linhares

Para relembrar os 219 anos do município de Linhares, celebrados nesta quinta-feira (22), os socioeducandos da Unidade de Internação Norte (Unis Norte), localizada na cidade, visitaram pontos turísticos do município e puderam conhecer mais sobre a cultura e história do local onde vivem.

A visita, que aconteceu nessa terça-feira (20), foi uma iniciativa do professor Rafael Alexandre Martins, junto aos demais pedagogos da Secretaria do Estado da Educação (Sedu) e do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). A ação é parte das atividades pedagógicas desenvolvidas nas aulas da disciplina de História.

Para Martins, o tour pela cidade mostrou muito além das paisagens naturais. “Foi muito importante o interesse dos adolescentes pelos pontos históricos e cartões postais de Linhares. O destaque foi para a referência de Linhares como a ‘Cidade das Águas’ e as histórias contadas por um morador antigo da Lagoa Juparanã”, afirmou o professor.

Durante o passeio, os adolescentes visitaram a Biblioteca Municipal Antônio de Azevedo Lima, a Praça 22 de Agosto, a Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (SERLIHGES), a Casa da Câmara, o Centro Cultural Nice Avanza, o Centro da Cidade, a Lagoa Juparanã e o antigo Cais do Rio Doce.

Aprendizados como este são fundamentais no processo da socioeducação, como conta a pedagoga da unidade, Tassia Pinto Lino da Ressureição. “Estas atividades promovem turismo, cultura, lazer, educação e contribuem para construção de um novo projeto de vida, preparando os adolescentes para o retorno ao convívio social”, disse.

Texto: Matheus Moraes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *