“Vanoel do Coco” inspira atendidos da Escola da Vida a empreender

Vanoel do Coco proferiu uma palestra motivacional para atendidos da Escola da Vida. Fotos: Guiomedce Paixão.

Faça chuva ou sol, sempre com muito bom humor, o comerciante Vanoel Neves Martins, mais conhecido como “Vanoel do Coco”, garante o sustento da sua família, vendendo coco na Praia do Costa, em Vila Velha, há mais de 10 anos.

Para inspirar pessoas em situação de rua atendidas na Escola da Vida a também empreender, Vanoel proferiu uma palestra no local na manhã desta segunda-feira (26).

O empreendedor começou a vender água de coco fazendo sátiras com a sogra. Hoje em dia, também comercializa suco de laranja. Recebe também doações de livros em seu estabelecimento.

Uma vez por ano, após o Dia das Crianças, todo o dinheiro arrecadado nessa data vai para uma instituição de caridade. “É a maneira que encontrei de retribuir todas as coisas boas que a vida me deu. Meu grande diferencial é o meu atendimento, além de oferecer um produto de qualidade”.

Mineiro de Manhumirim, ele encontrou no calçadão uma oportunidade de reconstruir sua vida. “Sempre trabalhei com comércio, seja de eletrodomésticos ou móveis. Quando vim para o Espírito Santo, vi um monte de cocos espalhados e pensei comigo: ‘Quanto cada coco poderia ser vendido e quanto poderia faturar se trabalhasse bem?’. Assim decidi me reestruturar financeiramente. Comecei a trabalhar sozinho. Hoje, já tenho oito funcionários”, disse.

Atendidos conheceram a história do empreendedor e receberam dicas para aproveitar as oportunidades da vida.

No encontro, Vanoel destacou como cada um deve aproveitar as suas particularidades. “Eu sempre vou trabalhar com meu suor. Eu sempre trabalhei para ter minhas coisas. Temos que pensar o que cada um sabe fazer de melhor e, assim, investir para as oportunidades surgirem. Perceba o que você sabe fazer de melhor. Quando o serviço é bem feito, o cliente paga por aquilo”.

Ele também falou do objetivo de suas palestras motivacionais. “Percebi que, antes de ensinar as pessoas a vender coco, elas precisavam ser tocadas na sua emoção. O que posso oferecer para eles voltarem no meu ponto? Seja um sorriso ou uma palavra. Nos momentos mais difíceis da minha vida, confiei em Deus. Rezar acalma os nossos corações”.

Inspiração

“O que mais me tocou hoje foram as palavras que ele usou para modificar nossa forma de pensar sobre a vida e o lado profissional”, comentou o assistido José Geraldo da Silva Filho.

“O que mais me chamou a atenção foi como ele superou as suas adversidades da vida. Lutou e não desistiu jamais. Hoje, ele está onde deveria estar. Deus honrou ele com oportunidades”, disse a assistida Ana Cláudia Evangelista.

Persistência

“Os assistidos de hoje ganharam uma lição da persistência. Porque o Vanoel é um empreendedor que pode contar sua história de vida, das vezes que ele quebrou, mas que recomeçou. Que persistiu em não desanimar diante das dificuldades existentes, mas que não se pode desanimar, correr atrás e lutar pelos seus sonhos”, explicou a coordenadora da Escola da Vida, Marli de Faro.

Solução

“O que mais me marcou é como ele narra a sua história de vida, quais foram suas atitudes e como reagiu a essas adversidades. O Vanoel, como empreendedor nato, trata o problema como uma solução. Acredito que nossos assistidos possam observar melhor o que há à sua volta e transformar as chances em alguma oportunidade de vencer”, ponderou o gerente da Escola da Vida, Luiz Melo.

Por Paula M. Bourguignon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *