Novo mapa do Turismo Brasileiro é divulgado pelo Ministério do Turismo

O documento qualifica os destinos e melhora os serviços prestados. Foto/Arte: Setur/ES.

O Ministério do Turismo divulgou nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial da União, a Portaria 271/2019 que trata da atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. No país são 2.694 cidades de 333 regiões turísticas. No Espírito Santo são 10 as regiões turísticas, que englobam 54 municípios. O Mapa do Turismo Brasileiro tem como meta principal qualificar os destinos e melhorar os serviços prestados aos turistas.

O município de Vitória foi mantido na classificação A, enquanto Conceição da Barra, norte do Espírito Santo, que compõe a região Verde e das Águas, foi excluído da categoria B, e incluída na Categoria C. Na Região da Doce Terra Morena, Montanha e Mucurici aparecem no Mapa do Turismo Brasileiro na Categoria D. Já na Região Pedra, Pão e Mel, apenas o município de Boa Esperança sofreu modificação, sendo excluído da Categoria C e incluído à Categoria D.

O Secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, explica que o mapa é um instrumento de ordenamento e auxilia tanto o Governo Federal, quanto os Estados no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo. “Nossa equipe percorreu o Estado auxiliando para que cada município buscasse as adequações necessárias para fazerem parte do mapa. Esta foi uma das nossas primeiras ações de governo, empenhados em orientar e colaborar com todos”.

Nesta atualização, o Ministério do Turismo aumentou as exigências para que os municípios participassem do Mapa. Além de ter orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Turismo (Cadastur), foram critérios também que os municípios tivessem Conselho Municipal de Turismo, além de participarem de uma Instância de Governança Regional.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

O período de atualização do mapa iniciou janeiro deste ano e o prazo final para envio de toda documentação para a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) encerrou no dia 31 de maio. A atualização é feita a cada dois anos. Todo processo foi acompanhado pelo Conselho Estadual de Turismo (CONTURES).

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *