Vila Pavão recebe arquivo Itinerante durante a ‘22ª Pomitafro’

O Arquivo Itinerante, do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees), vai ao município de Vila Pavão, neste sábado (31) e domingo (01), durante a “22ª Pomitafro”. O objetivo é fornecer o “Registro de Entrada do Imigrante”, documento que traz os dados catalogados para cada membro das famílias que colonizaram o Estado, permitindo aos descendentes conhecerem a origem dos seus antepassados.

O evento ocorre na área de festas do bairro Novo Munique e terá apresentações de grupos folclóricos, comidas típicas e desfiles. A Pomitafro é uma atividade de cunho interétnico que ocorre no município desde 1989 com o objetivo de integrar as principais etnias formadoras do município – pomeranos, italianos e afrodescentes.

Projeto Imigrantes

O Projeto Imigrantes Espírito Santo foi criado pelo Arquivo Público em 1995. O banco de dados, composto por mais de 50 mil nomes, refere-se a imigrantes provenientes de diversas nacionalidades, como Itália, Alemanha, Espanha, Líbano, Portugal e Polônia, que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1812. A consulta pelo sobrenome está disponível também na internet. O Arquivo Itinerante, que dispõe de um veículo adaptado como escritório móvel para atendimento ao público, percorre o interior do Estado a fim de viabilizar o acesso àqueles que não podem pesquisar diretamente no Apees ou na web.

Por Jória Motta Scolforo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.