Jaqueline Moraes abre atividades da Semana da Pátria no Espírito Santo

A tocha do Fogo Simbólico foi acesa pela vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes. Fotos: PMES.

A solenidade de acendimento do Fogo Simbólico nesta sexta-feira (30), em frente ao Palácio Anchieta, em Vitória, deu início às atividades da Semana da Pátria no Espírito Santo. As atividades, coordenadas pela Secretaria da Casa Militar do Governo do Estado, vão até o dia 8 de setembro, com concerto da Banda de Música da Polícia Militar.

Entre as atividades programadas estão exposições de equipamentos e apresentação do trabalho realizado pelas forças de Segurança Pública estaduais e nacionais, promovidas em shoppings de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra, além do tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro.

Neste ano, o desfile acontece de maneira diferente, de acordo com o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Jocarly Martins de Aguiar Júnior: “Vamos ter desfiles aéreo, marítimo e o tradicional desfile terrestre. Neste ano, as crianças e adolescentes das escolas vão desfilar primeiro, para que eles possam presenciar junto de suas famílias, o desfile das forças de segurança”, explicou.

Entre os equipamentos e trabalhos apresentados nos shoppings estarão viaturas e até um helicóptero do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTAer). Para o coronel Aguiar, as exposições servem para que a sociedade conheça e valorize as forças de segurança. “Vejo com bons olhos porque os integrantes das forças de segurança também são pertencentes da sociedade. Por vezes existe uma separação entre cidadãos e policiais, e isso não existe. É bom haver essa interação, que dá oportunidade de conversar com os membros das forças de segurança sobre a realidade vivida por eles”, afirmou.

Participam das ações, de acordo com Decreto Estadual nº 4466-R, que instituiu a Semana da Pátria 2019, a Marinha do Brasil; a Capitania dos Portos; o Exército Brasileiro; a Polícia Militar do Estado do Espírito Santo; o Corpo de Bombeiros Militares do Espírito Santo; a Polícia Civil; os agentes do Departamento de Operações Táticas da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus); a Polícia Rodoviária; e as guardas municipais de Vitória, Vila Velha e Serra.

Acendimento do Fogo Simbólico

A tocha permanecerá simbolicamente no local até o dia 07 de setembro.

A tocha do Fogo Simbólico foi acesa pela vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes. A pira percorreu as ruas da capital capixaba conduzida por 25 atletas corredores da Rede Municipal de Ensino, da Polícia Militar e de outras forças da Segurança Pública, em direção à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rita de Cássia Oliveira, localizada no bairro Resistência, onde os corredores foram recepcionados pela comunidade escolar acompanhada da Banda de Música da PMES e da Banda Escolar EMEF Heloisa Abreu Júdice de Matos.

A tocha permanecerá simbolicamente no local até o dia 07 de setembro, quando será novamente deslocada até o ponto da Avenida Beira-mar, em Vitória, onde ocorrerá o desfile cívico-militar. Após o desfile, o Fogo Simbólico será apagado, voltando a ser aceso no ano de 2020.

O evento contou com a presença da vice-governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Jocarly Martins de Aguiar Júnior; a secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Angel; o presidente da Câmara de Vitória, Cleber Félix; o comandante da Companhia Especializada de Polícia de Guarda, capitão Leandro Thadeu Botelho Junior.

Com informações da Superintendência Estadual de Comunicação Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *