
A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Programa Ponte Rural, inaugurou, nesta sexta-feira (30, pontes em São Domingos do Norte e Nova Venécia.
O investimento total do programa até agora é de quase R$ 5 milhões e, além dos dois municípios, também contemplará outras 22 cidades do Estado. Serão construídas 70 pontes.
As solenidades de inauguração e visitas às pontes contaram com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, do subsecretário de Infraestrutura Rural da Seag, Rodrigo Vacari, e de autoridades locais.
.jpeg?v=637027735212366391)
Nas duas cidades, a construção das pontes facilitará o deslocamento entre os distritos rurais, melhorando o escoamento de produtos agrícolas e o agroturismo das regiões contempladas.
Para o subsecretário Rodrigo Vaccari, as novas pontes trarão mais tranquilidade para as pessoas trabalharem e distribuírem as produções de suas propriedades.
“A infraestrutura rural é uma das metas centrais da Seag. Queremos que os trabalhadores consigam escoar os seus produtos com mais rapidez e segurança. Uma ponte quebrada ou instável pode causar acidentes, ou até mesmo fazer o produtor ter que dar uma volta maior para se deslocar, aumentando o custo de combustível”, destacou.
Já o secretário Paulo Foletto enxerga as entregas de pontes como uma forma de cuidar das pessoas e valorizar o trabalho no campo.
“Trabalhar no campo não é fácil. Eles acordam de madrugada e se esforçam durante muitas horas do dia para levar os alimentos até à mesa das pessoas. Se não dermos condições dignas, toda a produção deles fica prejudicada. Então as pontes do nosso programa são importantíssimas para o trabalho das famílias rurais”, afirmou.
Programa Ponte Rural
O Programa Ponte Rural tem como objetivo a substituição das antigas pontes de madeira pelas de concreto, garantindo maior durabilidade e segurança aos moradores das zonas rurais do Estado. A Seag fornece as vigas e as prefeituras ficam responsáveis pela instalação das chamadas “cabeças” de ponte nos locais.
Texto: Carlos Pereira.