Diagnóstico da Região Hidrográfica Litoral Centro-Norte será apresentado em Ibiraçu

A região hidrográfica abrange integralmente os municípios de Aracruz e Fundão; quase totalmente os municípios de Ibiraçu e João Neiva; e parte de Linhares, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Serra e Vitória. Foto: Francine Leite.

A população capixaba terá a oportunidade de conhecer o cenário atual da água na região hidrográfica Litoral Centro-Norte. A situação de rios e córregos, como a quantidade e a qualidade das águas, e demais características das bacias dos rios Riacho, Piraquê-açu, Reis Magos e Jacaraípe serão apresentadas durante a 2ª Oficina do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica, que acontece no próximo dia 12 de setembro, às 9 horas, em Ibiraçu. O evento é aberto ao público.  

A região hidrográfica abrange integralmente os municípios de Aracruz e Fundão; quase totalmente os municípios de Ibiraçu e João Neiva; e parte de Linhares, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Serra e Vitória.

O encontro será conduzido pela equipe desenvolvedora do Plano das Bacias do Litoral Centro-Norte, que fez uma série de levantamentos de dados para se alcançar o diagnóstico da região hidrográfica. As informações foram coletadas durante pesquisas de campo, consultas a diversas instituições de pesquisa, prefeituras, órgãos ligados à agricultura e ao meio ambiente, dentre outros.

Após a apresentação do diagnóstico da região hidrográfica, a equipe vai desenvolver os prognósticos para a quantidade e a qualidade das águas, além de levantar ações necessárias para preservação e uso sustentável dos recursos hídricos. A sociedade participará de todo o processo, inclusive definindo as metas de enquadramento. 

A metodologia participativa adotada na elaboração dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos na região começou em março deste ano e permite que a sociedade contribua e acompanhe o trabalho, juntamente com o Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH). A 1ª Oficina foi realizada em maio no município de Aracruz. Dessa forma, o resultado final do projeto poderá refletir melhor as necessidades e atender aos reais anseios das comunidades da região, a fim de garantir água em qualidade e quantidade para todos.

O Plano de Recursos Hídricos e o Enquadramento da Região Hidrográfica Litoral Centro-Norte estão sendo desenvolvidos pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O projeto conta com recursos do Estaleiro Jurong Aracruz, por meio de uma condicionante ambiental.

A Região Hidrográfica Litoral Centro-Norte compreende uma área de drenagem de aproximadamente 3.100 km².

Por Francine Leite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *