Renato Casagrande anuncia parceria do Estado e Ascamves para capacitar vereadores

Presente na abertura do Congresso, o governador do Estado, Renato Casagrande, ressaltou a importância da capacitação para os vereadores. Fotos: Hélio Filho.

O Governo do Estado e a Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves) firmaram uma parceria visando a capacitação dos edis, de forma gratuita. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (6) durante o 3º Congresso Estadual de Vereadores do Espírito Santo, realizado na Assembleia Legislativa, em Vitória. As aulas serão presenciais, nas dez microrregiões do Estado, e também na modalidade de Educação a Distância (EAD).

Presente na abertura do Congresso, o governador do Estado, Renato Casagrande, ressaltou a importância da capacitação para os vereadores:

“A sociedade está cada vez mais exigente em relação aos políticos. A capacitação é fundamental para entender os trâmites, as potencialidades de cada região e a forma de utilização do dinheiro público. Essa parceria trará inúmeros benefícios aos vereadores que buscam legislar com responsabilidade e de forma produtiva para a sociedade que lhe confiou o voto”, apontou.

Desde o início da gestão, o governador recebe os integrantes das Câmaras de Vereadores em seu gabinete no Palácio Anchieta. Para Casagrande, os vereadores são os agentes políticos mais próximos da população, sabendo assim as prioridades dos municípios e de seus munícipes.

“De tempo em tempo estamos recebendo os vereadores dos 78 municípios do Estado. Claro que não poderemos fazer tudo, mas os encontros servem para entendermos qual a prioridade da população daquela cidade e direcionar os investimentos em obras estruturantes. Concluímos oito meses de governo e estamos presentes nos municípios. Já visitamos 42 cidades e estou cumprindo minha palavra de não paralisar nenhuma obra. Temos desde 2012 um Estado com ‘Nota A’ na gestão fiscal. Um dos quesitos é baixo endividamento e assim pode buscar investimentos e vamos fazer nos próximos anos”, disse.

Capacitação

A previsão é de que as aulas de capacitação para os vereadores comecem em outubro. As aulas serão ministradas pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). Também fazem parte da iniciativa: o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), que irão fomentar o programa com dados e indicadores das microrregiões; além da Secretaria da Casa Civil (SCV), responsável pelo relacionamento político com os vereadores. A Esesp irá preparar o programa de qualificação em parceria com a Ascamves, o Instituto Jones dos Santos Neves e a Sedes.

De acordo com a diretora-presidente da Esesp, Nelci do Belém Gazzoni, ofertar momentos de aprendizagem é fundamental para garantir o atendimento aos anseios da sociedade. “Esse contexto exige que os profissionais que se encontram no serviço público passem por um processo permanente e planejado de capacitação que foque no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que impactem diretamente e indiretamente o trabalho realizado por eles, atingindo assim os níveis de eficiência e eficácia esperados”, ressaltou.

O secretário-chefe da Casa Civil, Davi Diniz de Carvalho, afirmou que, além de estimular a reciclagem, o objetivo é oferecer aulas com conteúdo específico das microrregiões, como suas potencialidades e arranjos produtivos locais, entre outros, para que os vereadores possam somar esforços ao desenvolvimento regional.

Ainda segundo Diniz, os vereadores também passarão a contar com uma sala na Secretaria da Casa Civil, sediada no Palácio da Fonte Grande, que poderá ser utilizada como estrutura de apoio em Vitória. O ambiente já está pronto para receber os parlamentares.

O superintendente executivo da Ascavmes, Juscelino Brzesky, explicou que a associação foi pensada justamente para contribuir com a qualificação do Legislativo Municipal e para fortalecer e dar respaldo ao trabalho dos vereadores, especialmente do interior capixaba. “Estamos criando o Capacitar para Legislar para levar conhecimento até o vereador. Hoje, para buscar capacitação, muitas vezes ele tem de vir à Grande Vitória, o que acaba dificultando ou até inviabilizando a busca pela qualificação. Daí surgiu a ideia de fazer os cursos nas microrregiões”, destacou.

O diretor-presidente da Ascamves, Wilton Minarini de Souza, destacou que “o vereador é o verdadeiro representante do povo, mas, para que possa representar bem os seus munícipes, ele precisa se qualificar”. Para ele, a parceria com o Governo é fundamental para viabilizar as capacitações, uma vez que a associação ainda não dispõe de estrutura para essa finalidade. Minarini também comemorou o ponto de apoio criado para os vereadores na Secretaria da Casa Civil, criando uma conexão direta com o Poder Executivo estadual.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do ES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *