Hospital Estadual Silvio Avidos completa 70 anos

Nesta quinta-feira (12) será entregue a nova ala do Centro de Diagnóstico por Imagem da unidade. Foto: Divulgação/Sesa-ES.

Referência em atendimento de saúde na região central do Estado (com perfil consolidado em urgência, emergência e traumatologia), o Hospital Estadual Silvio Avidos, em Colatina comemora, nesta quarta-feira (11), 70 anos. Para marcar a data, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai entregar, nesta quinta-feira (12), a nova ala do Centro de Diagnóstico por Imagem.
A unidade prestará atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com serviços médicos em pronto-socorro, urgência e emergência para as especialidades de traumato-ortopedia, neurocirurgia, pediatria, clínica médica e cirurgia geral.

Esse Centro de Diagnóstico por Imagem terá capacidade para realizar até 43.200 exames de raio-x por ano, 6.300 tomografias por ano e 3.120 ultrassonografias por ano.

Abrangência

O Hospital Estadual Silvio Avidos atende moradores de 18 municípios da região central de saúde do Espírito Santo (Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Sooretama e Vila Valério), além de cidades do sul da Bahia e leste de Minas Gerais. Isso representa cerca de 700 mil pessoas assistidas.

Atendimentos

O hospital conta com um total de 120 leitos censáveis (75 clínicos/cirúrgicos, 11 pediátricos, 16 leitos de UTI, cinco de emergência, três leitos de pré-emergência, nove de repouso e um leito de isolamento), e 22 leitos não-censáveis, totalizando 142 leitos.

São ofertadas na unidade hospitalar atendimentos nas especialidades de clínica médica, pediatria, terapia intensiva, anestesiologia, infectologia, otorrinolaringologia, ginecologia, cardiologia, neurocirurgia, nefrologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia plástica reparadora, cirurgia torácica, traumato-ortopedia, urologia, oftalmologia, psiquiatria, radiologia e bucomaxilo facial, além de leitos de terapia intensiva que se enquadram nessas especialidades, atendendo tanto à demanda espontânea adulto e infantil, quanto às demandas encaminhadas por outros hospitais.

Em 2018, o Hospital Estadual Silvio Avidos realizou um total de 82.800 atendimentos de janeiro a dezembro, uma média de 6.900 atendimentos/mês. Este ano, de janeiro a agosto, a média mensal de atendimentos realizados foi de 7.370. Em relação às cirurgias, em 2018 foram realizados 4.565 procedimentos.

Atualmente, o Hospital Estadual Silvio Avidos realiza atendimentos em urgência e emergência (1º atendimento), cirurgia eletiva, Pronto Socorro (consultas de urgência, emergência e ambulatorial).

Estrutura

O Hospital Estadual Silvio Avidos conta ainda em sua infraestrutura com uma central de esterilização, farmácia, lactário, agência transfusional, Serviço de Arquivo Médicos e Estatísticas (SAME), serviço terceirizado para exames de Tomografia, angiotomografia, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, ressonância, colangioressonância, ecocardiograma, exames de análises clínicas, hemodiálise, hiperbárica, colocação de cateter duplo J, além dos serviços de remoção simples e avançada, sepultamento de membros e anatomia patológica.

História

O prédio do Hospital Silvio Avidos representa um dos raros exemplos de arquitetura neocolonial no Espírito Santo. A inauguração foi no dia 11 de setembro de 1949.

Construído em um terreno doado pela Prefeitura Municipal de Colatina, pelo Governo Federal, em parceria com o Governo Estadual e a Legião Brasileira de Assistência (LBA), o nome da unidade é uma homenagem ao médico Silvio Monteiro Avidos, que nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, região sul do Espírito Santo, em 1901, mas viveu em Colatina, onde também foi prefeito por cinco meses em 1945, ano em que faleceu.

De acordo com relatos, o médico era conhecido pela coragem no enfrentamento de doenças como malária e febre tifoide.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Sesa/ES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *