Sicoob ES premia estudantes em Concurso de Redação e Desenho

O tema do projeto é “Todo mundo ganha com a cooperação”. Foto: Vera Caser.

Nesta quinta-feira (19), será realizada a entrega de premiação para os participantes selecionados na etapa regional do Concurso Cultural de redação e de desenho, realizado pelo Instituto Sicoob em todo o País, aderido pelo Sicoob ES aqui no Estado. 

Os estudantes Maria Cecilia Dalbem Soares (Linhares), Ana Beatriz Figueiredo Silva (Muniz Freire), Igor Alves Rocha (Cachoeiro de Itapemirim), Nicolly Koobyy França Rodrigues (Santa Maria de Jetibá), Alice Colli Mardegan (Cachoeiro de Itapemirim) e Caio da Silva Dias Cavalcanti (Nova Venécia) serão premiados com uma bicicleta, em um encontro na sede administrativa do Sicoob ES, em Vitória. Além disso, os professores orientadores de cada aluno receberão R$ 500,00. 

Cooperação e preservação 

O tema do projeto é “Todo mundo ganha com a cooperação”. Segundo a superintendente institucional do Sicoob ES, Sandra Kwak, o objetivo é fortalecer a cultura cooperativista, promover a preservação do meio ambiente e provocar uma reflexão de como ser mais sustentável para a construção de um futuro melhor. 

Os alunos do 3º ano das escolas participantes fizeram desenhos ilustrativos. Já os alunos do 5º ano apresentaram redações com narrativas sobre o tema. Ao todo, foram 22 escolas e 1.899 alunos participantes. 

Para a escolha dos desenhos vencedores, foram considerados os seguintes critérios: originalidade e criatividade, título, abordagem correta do tema e estética. Já para as redações, foram avaliados texto narrativo, sequência lógica, domínio das normas gramaticais, abordagem correta e estética do texto. 

Etapas 

O Concurso Cultural está sendo realizado em etapas. Na primeira, cada escola fez a pré-seleção dos três melhores trabalhos de cada categoria e encaminhou para a Cooperativa Local.

A segunda etapa consiste na seleção dos seis melhores trabalhos de cada Cooperativa, em nível local. Os estudantes escolhidos nesta etapa foram premiados com mochilas e material escolar. 

Já na terceira etapa os trabalhos escolhidos, na etapa regional, por um comitê do Sicoob Central ES, serão premiados nesta quinta-feira (19).  Estes trabalhos serão encaminhados para Brasília para concorrerem na etapa nacional. 

A última etapa consiste na escolha dos três melhores desenhos e das três melhores redações vencedores, em nível nacional do concurso, e que serão divulgados no dia 11 de novembro próximo. A comissão avaliadora será estabelecida pelo Instituto Sicoob. Nessa etapa, os alunos escolhidos serão premiados com computadores e as escolas com projetores e caixas de som. 

Por Vera Caser Comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *