Projeto de polo para floricultura será apresentado para deputados

Copo-de-leite está entre as flores cultivadas na Região Sul do Espírito Santo. Foto: Secom/PMAC.

O Polo de Floricultura da Região Sul Caparaó está mais próximo de se tornar uma realidade. Um projeto para a implantação do polo, elaborado pelo Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCAE-Ufes), será apresentado na reunião da Comissão de Agricultura, nesta terça-feira (1º), às 10 horas, no Plenário Dirceu Cardoso. O projeto foi feito em parceria com a Associação dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais da Região Sul/Caparaó (Sulcaflor).

O cultivo de flores nas regiões Sul e Caparaó é uma alternativa de geração de emprego e renda na zona rural, principalmente entre os agricultores familiares.

Projeto de lei

Para incentivar a produção de flores no Espírito Santo, tramita o Projeto de Lei (PL) 331/2019, que institui a Política Estadual de Incentivo à Floricultura de Qualidade. A iniciativa é da deputada Janete de Sá (PMN), que é presidente da Comissão de Agricultura.

Entre as medidas, o projeto inclui o acesso ao crédito rural, com prioridade para os agricultores familiares; a pesquisa agrícola e o desenvolvimento tecnológico; a assistência técnica e a extensão rural; a capacitação gerencial e a formação de mão de obra qualificada.

Sulcaflor

A Associação foi formada no início de 2017 e conta com representantes dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí, Alegre, Muqui, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Muniz Freire e Vargem Alta. As principais plantas cultivadas são antúrio, copo-de-leite, folhagens e flores tropicais como helicônias, bastão do imperador e sorvetão.

As plantas são comercializadas, principalmente, para decoração, paisagismo, eventos e datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Finados.

Colegiado

A Comissão de Agricultura se reúne, ordinariamente, às terças-feiras, às 10 horas. O colegiado é presidido pela deputada Janete de Sá. Também são membros efetivos os deputados Marcos Garcia (PV), vice-presidente, Adilson Espindula (PTB), José Esmeraldo (MDB), Freitas (PSB), Coronel Alexandre Quintino (PSL), Torino Marques (PSL), Dr. Emílio Mameri (PSDB) e Raquel Lessa (Pros).

Por Luciana Wernersbach | Ales.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *