Renato Casagrande inaugura iluminação especial de abertura do movimento Outubro Rosa no Palácio Anchieta

Ao lado da primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande, da vice-governadora Jaqueline Moraes e da presidente da Afecc, Marilucia Silva Dalla, o governador inaugurou a iluminação especial do Palácio Anchieta, dando início ao Outubro Rosa. Foto: Hélio Filho.

O movimento Outubro Rosa, realizado pela Associação Feminina de Combate ao Câncer (Afecc), que chama atenção para a importância da detecção precoce e tratamento do câncer de mama, completa dez anos de ações no Espírito Santo. Para marcar a abertura da campanha, o Palácio Anchieta, em Vitória, ganhou uma iluminação especial com a cor que simboliza o movimento. A solenidade de abertura do Outubro Rosa aconteceu nesta terça-feira (1) com a presença do governador Renato Casagrande.

Ao lado da primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande, da vice-governadora Jaqueline Moraes e da presidente da Afecc, Marilucia Silva Dalla, o governador inaugurou a iluminação especial do Palácio Anchieta, dando início ao Outubro Rosa. A sede do Executivo estadual também recebeu um concerto ao ar livre com a apresentação de vários corais, que se posicionaram na escadaria e nas janelas do Palácio Anchieta. Um helicóptero da Polícia Militar despejou cinco quilos de pétalas de rosas sobre o público que acompanhava o evento.

A exemplo dos anos anteriores, o movimento Outubro Rosa vai percorrer vários espaços – desde locais de trabalho, centros comunitários, postos de saúde e até comunidades indígenas, quilombolas, pescadoras e LGBT – para orientar a população sobre os tipos de câncer, com ênfase para o de mama, que é a principal causa de óbitos de mulheres no Estado em decorrência de câncer.

Em sua fala, o governador Renato Casagrande mencionou a apreensão causada pela doença, mas lembrou que é preciso coragem para enfrentar o câncer. Ele falou também sobre o trabalho realizado pela Afecc, que é desenvolvido com ainda mais intensidade neste mês de outubro. “O Palácio Anchieta colorido de rosa é uma forma de chamar atenção da sociedade. A prevenção é o melhor caminho. Vamos trabalhar a prevenção. Estamos à disposição de entidade como a Afecc para trabalharmos em conjunto”, completou.

A Vice-Governadoria do Estado também irá promover ações de apoio ao movimento Outubro Rosa. Para marcar o início do mês, o Gabinete da vice-governadora, que fica no oitavo andar do Palácio da Fonte Grande, recebeu uma ornamentação toda especial em alusão à campanha. Jaqueline Moraes, ao lado dos servidores, seguiu em caminhada até o Palácio Anchieta para a abertura do evento. O Palácio da Fonte Grande também foi iluminado com lâmpadas na cor rosa.

Jaqueline Moraes destacou a parceria do Governo do Estado com entidades da sociedade civil organizada no desenvolvimento de ações como o Outubro Rosa. “Um evento que realmente mexe com nossas emoções e nos convoca a abraçar esta causa, da prevenção do câncer de mama. Fora as apresentações que foram lindas e emocionantes. Quero parabenizar a todos os envolvidos. Fico feliz em saber que o nosso Governo apoia essas ações”, disse.

Marilucia Silva Dalla, presidente da Afecc, lembrou que a instituição foi uma das precursoras em trazer o movimento para o Estado. “Estamos chegando a uma década de trabalho. Conscientização é tão importante quanto o ato de cuidar. Durante esses dez anos desenvolvemos temas de incentivo à mulher, para elas olharem para si mesmas e se cuidarem. As cores nos meses são campanhas pontuais, mas que todos sejamos defensores da vida o ano inteiro. Nós precisamos nos conscientizar e sensibilizar outras pessoas da importância de a pessoa conhecer seu corpo”, afirmou.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do ES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *