X Simpósio sobre pesquisa em café reúne centenas de profissionais em Vitória-ES

O Simpósio é um dos maiores eventos científicos sobre cafés. Fotos: Reprodução/Embrapa.

Mais de 900 técnicos, pesquisadores, especialistas, professores e estudantes estão presentes no X Simpósio Pesquisa Cafés do Brasil que foi aberto oficialmente no início da tarde de ontem (8) nas dependências do Centro de Convenções de Vitória, no Espírito Santo e vai até sexta-feira (11).  Promovido e organizado pela Embrapa Café e Consórcio Pesquisa Café, com a realização do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural -INCAPER, o Simpósio é um dos maiores eventos científicos sobre cafés, reunindo o que de mais inovador existe na investigação sobre a cultura, com destaque para os cafés especiais, que já alcançam 20% das exportações brasileiras.

Diretor – Presidente da Embrapa Celso Moretti.

Na abertura o Diretor Presidente da Embrapa fez uma palestra mostrando que o desenvolvimento do agro brasileiro é movido à ciência, ao apresentar inúmeros exemplos de aumento de rendimento em diferentes setores agrícolas e pecuários. Dentre os casos de sucesso ele citou o café, que em 25 anos quadruplicou sua produtividade, sem aumentar a área plantada.

O chefe geral da Embrapa Café, Antônio Fernando Guerra.

O chefe geral da Embrapa Café, Antônio Fernando Guerra, abriu os trabalhos do evento destacando o esforço dos técnicos, pesquisadores e produtores na evolução da cafeicultura brasileira. “Sei do esforço da pesquisa mas julgo importante destacar a importância de fazermos a renovação de pelo menos 30% do parque cafeeiro brasileiro, lavouras que precisam de novos e mais produtivos materiais para continuar a produzir com alta qualidade”, destacou Antônio Guerra.

O governador do Estado, Renato Casagrande ressaltou a qualidade e a quantidade de café produzido no Espírito Santo. “O café é um produto fundamental para o agronegócio brasileiro, também é muito importante para o nosso Estado por que produzimos café em quantidade e temos avançado muito em pesquisa juntamente com a parceria da Embrapa. Nosso objetivo é integrar ainda mais essa parceria unindo a Seag e o Incaper para que possamos melhorar a qualidade e a produtividade dos nossos cafés. Com isso, juntos vamos buscar variedades cada vez mais de acordo com a nossa realidade. Momento importante para trocar experiencias e dar oportunidades ao homem do campo”.

O secretário Estadual da Agricultura, Paulo Foletto.

Já o secretário Estadual da Agricultura, Paulo Foletto, destacou a produção capixaba de café como referencia mundial. “A cafeicultura capixaba tem destaque tanto na pesquisa como na produção e ter toda a comunidade cientifica envolvida no simpósio mostrando inovações tecnológicas, trabalhos científicos e focando também na produção sustentável é de grande importância. O Espírito Santo é referencia mundial e colocamos a Secretaria de Estado da Agricultura sempre a disposição dos produtores e a sociedade em geral. Parabenizo a todos os envolvidos nesse grande evento que está proporcionando uma valiosa troca de experiencias”.

O diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado.

Para o diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado, “o momento é importante para a cafeicultura nacional e principalmente para estimular o diálogo entre os pesquisadores com os diversos setores da cadeia produtiva do café, buscando promover a sustentabilidade, investindo cada vez mais em pesquisa, inovação, melhoria da qualidade do café, prospecção de novos cenários e tendências de consumo, de forma permanente”.

Com informações da Embrapa e Assessoria de imprensa do Governo do ES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *