Paulo Foletto participa do VIII Concurso de Qualidade de Café de Colatina

O concurso avalia produtores que se destacam no incentivo à produção de café conilon de qualidade. Fotos: Reprodução.

O Secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) do ES, Paulo Foletto, participou da abertura do “VIII Concurso de Qualidade do Café Conilon de Colatina” nesta sexta-feira (18). Promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito (Ifes), o evento foi realizado no campus de Itapina, e contou com a parceria da prefeitura local e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A competição premia os melhores produtores de café da região.

Com uma programação diversificada, que inclui palestras, degustações e premiações, o concurso avalia produtores que se destacam no incentivo à produção de café conilon de qualidade. Há categorias de amostras individuais e também para a participação de cooperativas, associações e organizações.

Cada participante entregará amostras de café que serão analisadas, selecionadas, classificadas e pontuadas. Os critérios de classificação vão desde a observação das condições de manejo, passando por método de irrigação, beneficiamento, destinação sustentável de resíduos, uso de agrotóxicos e inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Para o secretário de Agricultura, Paulo Foletto, é preciso destacar o trabalho de produtores e de instituições que contribuem para o aumento da qualidade do café.

“Hoje o nosso café está no topo do mercado graças ao trabalho sensível dos produtores, que compreenderam que o café precisa ter cada dia mais qualidade, tornando-o cada vez mais competitivo. É preciso também destacar o trabalho de instituições como o Incaper, que com assistência técnica e extensão rural que oferece, auxilia no aumento não apenas dessa qualidade, mas também da produtividade de café de maneira mais sustentável e tecnológica”, diz.

Texto: Luciano Vieira (com informações da Prefeitura de Colatina)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.