CNA participa de workshop sobre outorga para irrigação

Gustavo Goretti (centro) representou a CNA no evento. Fotos: Wenderson Araujo.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do workshop “Boas Práticas para a Emissão de Outorga”, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, na sexta (18), em Brasília.

O objetivo do evento foi compartilhar boas práticas e experiências no processo de outorga para o uso da água para irrigação entre os órgãos estaduais responsáveis pela análise e emissão da concessão. Foram apresentados modelos desenvolvidos em São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul.

Segundo o assessor técnico da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Gustavo Goretti, a outorga é um dos principais entraves para o crescimento da atividade. Ele apresentou um estudo realizado pela CNA sobre a burocracia e as exigências para a emissão da permissão nos estados.

“Mostramos que há uma disparidade muito grande em documentos e um excesso de documentação que não interfere na gestão das águas feita pelos estados, assim como processos muito lentos e burocráticos”, disse Goretti.

O estudo também destaca a importância da irrigação para o País crescer e para a geração de emprego e renda em áreas isoladas, além do seu papel fundamental para a segurança alimentar.

Gustavo Goretti aponta alguns caminhos para dar mais agilidade aos processos de outorga nos estados. Na opinião dele, é preciso automatizar os sistemas de outorga com modelos digitais ágeis e eficientes, melhorar o monitoramento dos rios estaduais e promover uma integração das bases de dados nacionais e estaduais.

“Com isso a gente teria um sistema de outorga mais fácil e um desenvolvimento da agricultura irrigada mais ágil”, afirmou ele.

Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e da Associação do Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha (Aspip), entidades integrantes da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, também participaram do evento.

Workshop reuniu representantes de diversos estados

Por Assessoria de Comunicação CNA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *