Coopeavi aumenta bonificação por leite com mais qualidade

O pagamento de bonificação tem o propósito de incentivar a melhoria da matéria prima. Foto: Diego Bastianello Feitosa.

A Coopeavi aperfeiçoou o Programa de Bonificação da Qualidade do Leite e aumentou consideravelmente os valores pagos a mais por litro produzido ao produtor que alcançar a pontuação almejada.

Quem atinge de 61 a 80 pontos recebe 2 centavos; de 81 a 90 pontos, subiu para 14 centavos; de 91 a 100 pontos, a bonificação é de 18 centavos a mais por cada litro de leite. Antes, pelas mesmas pontuações, os produtores recebiam os valores de 2, 4 e 6 centavos respectivamente.

O pagamento de bonificação tem o propósito de incentivar a melhoria da matéria prima, atendendo aos parâmetros de qualidade definidos para contagem bacteriana total (CBT), células somáticas (CCS) e teor de gordura. Mas para contar com essa remuneração extra, o produtor precisa adotar boas práticas no manejo, associado à aplicação de tecnologia.

De acordo com o gerente de Relacionamento ao Cooperado da Coopeavi, Leonardo Mendonça, a melhoria nos valores do programa de bonificação chega em boa hora já que culmina com as novas normativas.

“As novas regras estão aí tanto para o laticínio quanto para o produtor. Essa bonificação é um incentivo a mais que a Coopeavi está oferecendo para que o cooperado se sinta mais motivado a alcançar as metas exigidas pelas Instruções Normativas. A cooperativa ainda disponibiliza técnicos para auxiliar os produtores que querem melhorar a qualidade, basta querer”, explica Mendonça.

O incentivo recebido são centavos a mais que, ao final do ano, transformam-se em milhares de reais, fazendo a diferença na renda das famílias que dependem do leite, além de oferecer um produto de qualidade e saudável.

Por Diego Bastianello Feitosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *