Sesi Civit e Senai Araçás vencem a Gincana do Plástico Tampinha Legal

Alunos do Sesi Civit com as tampinhas arrecadas para a Gincana. Foto: Divulgação/Sesi-Civit.

O Sesi Civit e o Senai Araçás são as unidades vencedoras da Gincana do Plástico Tampinha Legal 2019, realizada pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Espírito Santo (Sindiplast-ES) em parceria com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o Sesi-ES e o Senai-ES, que tem como objetivo conscientizar as crianças e os adolescentes quanto ao reaproveitamento do material plástico. Ao todo, nesta edição foram arrecadadas 1.742.442 kg de tampinhas plásticas que serão vendidas a uma empresa de reciclagem. A renda gerada será doada para uma instituição de amparo legal.

Os vencedores foram revelados durante a abertura da 12ª Semana do Plástico. Durante a premiação, os alunos do Sesi Civit, que arrecadaram 227.800 kg, foram representados pela gerente regional, Poline Fialho, e a diretora escolar Mariana Fonseca.

A diretora escolar Mariana Fonseca e a gerente Poline Fialho do Sesi Civit durante a premiação do Tampinha Legal. Foto: Fiorella Gomes/UCI/Findes.

Esse resultado, conta a gerente, foi possível graças a uma gincana interna entre as turmas realizadas pela unidade. “É uma satisfação ganhar essa gincana. Os alunos se esforçaram muito, fizeram diversos planejamentos e estratégias como, por exemplo, colocar caixas em restaurantes e incentivar os clientes a depositarem as tampinhas ali”, conta Poline. 

Empolgados com o resultado adquirido, os alunos já estão se organizando para a arrecadação do próximo ano.

Já o Senai Araçás arrecadou 116.820 kg de tampinhas. Na premiação, a unidade foi representada pelo gerente Gilbertto Menezes. De acordo com ele, a gincana já faz parte das ações pedagógicas da unidade, trabalhando a conscientização em relação a importância da reciclagem e a reutilização do plástico.

O gerente do Senai Araçás, Gilbertto Menezes, durante Premiação Tampinha Legal: Foto-Fiorella Gomes/UCI/Findes.

“Cada turma ficou responsável por coletar as tampinhas e divulgar para a comunidade escolar a importância do projeto que vai além da reciclagem”, explicou. “Participar do projeto independente da premiação já muito gratificante, mas ganhar estimulou ainda mais nossos alunos a manter um hábito mais saudável na utilização do plástico e da destinação consciente do mesmo para a sociedade hodierna”, completou.

Os alunos da unidade, também já estão se preparando para o próximo ano.

Importância

Os gerentes das unidades vencedoras ressaltam que essa competição saudável entre os alunos contribui para conscientizar que o plástico não é um inimigo da sociedade e que, se usado de forma consciente com a devida reutilização dos materiais, faz toda diferença para a sociedade como um todo. 
“O que consideramos mais importante nessa dinâmica é poder contribuir de forma mais positiva para a preservação do meio ambiente e ainda criar essa cultura junto aos alunos”, afirma Poline Fialho, gerente do Sesi Civit.

“O projeto desperta a conscientização do cidadão na utilização e reutilização consciente do plástico. A participação neste projeto ajuda os alunos a se conscientizar que o plástico não é um vilão, mas amigo do cidadão consciente e empreendedor”, destaca Gilbertto Menezes, gerente do Senai Araçás.

O valor arrecadado com a venda para uma empresa de reciclagem será doado para o Instituto Goiamum, que trata de educação  ambiental.

Por Fiorella Gomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *