Renato Casagrande participa de reunião com ministro da Economia de Portugal

Casagrande apresentou a situação fiscal do Estado e projetou os investimentos já anunciados. Fotos: Giovani Pagotto/Governo-ES.

O governador do Estado, Renato Casagrande, se reuniu, na tarde desta sexta-feira (8), com o ministro da Economia e Transição Digital de Portugal, Pedro Siza Vieira, em Lisboa, fechando as agendas oficiais no país europeu. Eles trocaram experiências de sucesso no Espírito Santo e em Portugal, respectivamente.

Casagrande apresentou a situação fiscal do Estado e projetou os investimentos já anunciados, enquanto Pedro Vieira explicou o modelo econômico do país europeu, que vem se destacando no continente.

Durante o encontro, o governador abriu as portas do Espírito Santo para as empresas portuguesas: “Buscamos com essas relações internacionais, despertar as pessoas para o Espírito Santo e mostrar ao mundo que podemos ser um porto seguro e uma porta de entrada e saída do Brasil com o mundo. Portugal tem semelhanças com o Espírito Santo, tanto no tamanho quanto na população, além do fato de termos vizinhos maiores, seja em território, no tamanho da população e da economia. O Espírito Santo está de braços abertos para dialogar com as empresas portuguesas e esperamos que empresas capixabas possam ter mercado em Portugal”, apontou.

O ministro Pedro Vieira se colocou à disposição para futuras parcerias com o Espírito Santo.

“O Brasil é grande, continental e por conta disso se torna mais difícil para as empresas portuguesas. Queremos estreitar os laços e nos relacionar bem com o Brasil. Não somente o Brasil a nível federal, mas também a nível dos estados. Estamos à disposição para trocar experiências em inovação e apresentar nossa expertise na área. No comércio também acredito que possamos realizar investimentos. Nossa equipe está à disposição do Governo do Espírito Santo”, pontuou o ministro.

A missão internacional do Governo do Estado teve início na última segunda-feira (4) com a assinatura de acordos de cooperação com universidades, centros de pesquisa e órgãos de Governo no país europeu. A comitiva capixaba também participou da Web Summit 2019, um dos principais eventos de inovação e tecnologia do mundo.

Integram a comitiva, além do governador, os secretários de Estado do Governo, Tyago Hoffmann e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel; e pelo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Denio Rebello.

Reassunção do cargo

O governador Renato Casagrande chega ao Espírito Santo na noite deste sábado (9) e reassume o cargo no domingo (10), às 9 horas, no Palácio Anchieta. Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual assina e encaminha à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que estabelece as diretrizes para oferta de vagas nas escolas de tempo integral e ainda se reúne com o Comitê de Preparação da Crise, que monitora a chegada da mancha de óleo no litoral capixaba. Casagrande também conversará com a imprensa.

Por Giovani Pagotto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *