Produtores capixabas assistidos pelo ATeG vão participar da SIC 2019

A expectativa é de que o Espírito Santo traga mais uma vez o título de melhor café do Brasil para o estado e os produtores estão ansiosos. Foto: Senar.

Uma caravana com 46 produtores rurais assistidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e 10 técnicos e supervisores de campo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), vai participar da Semana Internacional do Café 2019 (SIC), em Belo Horizonte (MG), entre os dias 20 e 22 de novembro. Alguns deles, inclusive, vão levar amostras dos seus cafés especiais para os Cuppings e para a competição Coffee of the Year.

A expectativa é de que o Espírito Santo traga mais uma vez o título de melhor café do Brasil para o estado e os produtores estão ansiosos. “Queremos saber qual será a classificação do nosso café, porque é a primeira vez que vamos participar de algum concurso. Esperamos que a SIC abra portas para vendermos nossa produção”, disse o produtor rural Breno Ribeiro Caçador, de Muniz Freire (ES).

O trabalho de Assistência Técnica e Gerencial desenvolvido pelo Senar-ES auxilia os cafeicultores na melhoria da qualidade do café, com o intuito de agregar valor à produção. “Junto com o produtor, o técnico faz o levantamento de receitas e despesas da propriedade para verificar se está tendo lucro ou não e avaliar se é possível iniciar o trabalho com café de qualidade”, explica a supervisora geral do ATeG, Cristiane Veronesi.

Ela ressalta que os técnicos de campo têm conhecimento para auxiliar a produção de cafés especiais. “Eles auxiliam, por exemplo, na adubação, na preparação correta do solo, nas variedades e condução da lavoura, a fim de obter frutos de qualidade, e no pós-colheita, em questões como tempo de secagem e torra”, disse Cristiane.

Semana Internacional do Café

Em 2018, os produtores rurais Luis Cláudio de Souza (Sítio Grãos de Ouro), de Muqui, e Afonso Lacerda de Abreu (Café Forquilha do Rio), de Dores do Rio Preto, venceram o Coffee of the Year com o 1º lugar na categoria Coffea Canephora e 1ª lugar na categoria Coffea Arabica, respectivamente.

Este ano, a SIC acontece entre os dias 20 e 22 de novembro, na Expominas, em Belo Horizonte. O evento reúne cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e coffee lovers.

Mais de 300 produtores rurais capixabas e instituições ligadas ao agronegócio capixaba estão organizados para promover a cafeicultura do Espírito Santo e apresentar sua força na SIC 2019. São elas: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faes), Senar-ES, Sindicatos Rurais, Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Sebrae/ES e Sistema OCB-SESCOOP/ES.

Por: Comunicação SENAR-ES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *