Finalistas do concurso de qualidade do café de Linhares participam do maior evento do setor no país

A viagem foi concedida aos dez primeiros colocados do concurso organizado pela Secretaria de Agricultura, do município de Linhares. Foto: Secom/PML.

Finalistas do II Linhares Coffee – Concurso Municipal de Qualidade de Café Conilon já estão em Belo Horizonte participando da Semana Internacional do Café (SIC), o principal evento do mercado de café do país e um dos principais do mundo. A viagem foi concedida aos dez primeiros colocados do concurso organizado pela Secretaria de Agricultura, do município de Linhares, norte do Espírito Santo, para incentivar práticas mais eficientes na produção do fruto de qualidade.

Thiago Mantovani é um dos produtores participantes da feira que segue até está sexta-feira (22). “Está sendo uma experiência nova, de muito aprendizado, que nos possibilita conhecer pessoas que estão acostumadas a trabalhar com um café de mais qualidade. Essa feira tem muito a acrescentar na qualidade do nosso Conilon, para aprendermos a trabalhar em cima de qualidade e não pensar só em quantidade”, disse o produtor de Quartel de Cima.  

A Semana Internacional do Café (SIC) é um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Apresenta diversas ações a milhares de profissionais do mundo focadas nas áreas de Mercado e Consumo, Conhecimento e Inovação e Negócios e Empreendedorismo. Os produtores estão sendo conduzidos pelo diretor de Agricultura e Aquicultura, Rafael Breda Buffon, e o chefe de Agricultura e Aquicultura, Yago Bitii de Melo.

O secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, destacou que essa oportunidade possibilita o contato do produtor com o que há de mais moderno no ramo de qualidade de café. Desde 2017 a Prefeitura de Linhares tem ofertado diversos serviços e ações, principalmente para o pequeno produtor rural tenha ganhos na produtividade e também na qualidade do grão que é um diferencial no mercado.

“Essa feira possibilita a troca de experiências, conhecer novas tecnologias e técnicas de produção para que o agricultor agregue valor ao produto e alcance novos mercados. Linhares hoje lidera o ranking de maior produtor de café Conilon do Espírito Santo e ocupa a terceira posição no Brasil, conforme apontou o IBGE, e buscamos a médio e longo prazo colocar o município também no mapa da qualidade”, frisou o secretário, acrescentando que o Espírito Santo está com um estande montado na feira com a exposição e promoção dos cafés do estado.

O II Linhares Coffee – Concurso Municipal de Qualidade de Café Conilon, que elegeu no dia 12 de novembro o melhor café do município, faz parte do Programa Municipal de Qualidade de Café – Linhares Coffee, da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares e contou com o apoio das empresas Syngenta/Casa do Adubo, Sicoob, Nestlé, Fimag, Sebrae e Incaper.

Por Paola Nali.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.