Nova Venécia recebe workshop sobre segurança de barragens

Evento será no dia 4 de dezembro e tem o objetivo de incentivar a regularização e a segurança de barragens de água no Estado.

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) promoverá, no próximo dia 4 de dezembro, uma oficina sobre segurança de barragens de água no Estado. O evento acontecerá no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus de Nova Venécia.

Com o objetivo de popularizar as informações sobre regularização e técnicas para proteção e inspeção de barramentos no Estado, o “Workshop de Segurança de Barragens” abordará os temas licenciamento ambiental, outorga, inspeção e plano de contingência em caso de riscos.

O workshop será voltado para produtores rurais, empresários, consultores, engenheiros, estudantes e demais interessados no tema. Para se inscrever e receber um certificado de presença, basta preencher um formulário na Agerh. 

Clique aqui para fazer sua inscrição no Workshop de Segurança de Barragens. 

Na oficina, os participantes receberão informações de como fazer uma inspeção visual em barragens. A inspeção regular é primordial para a segurança de barramentos de terra que armazenam água. “Será uma oportunidade valiosa para as pessoas que têm barragens em suas propriedades e querem garantir a segurança das mesmas”, comenta o diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert.

Ainda segundo Ahnert, uma barragem não pode ser construída sem planejamento. A operação dos reservatórios de água depende de monitoramento e manutenção constantes. “Não adianta ter uma barragem que não funcione tecnicamente e que ofereça riscos para a população do entorno”, complementa.

O “Workshop de Segurança de Barragens” será realizado pela Agerh com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), da Defesa Civil Estadual, do Ifes e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação no Espírito Santo (Fapes). 

Por Francine Leite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.