Renato Casagrande autoriza construção de Centro de Excelência para Pessoas com Deficiência

O governador Renato Casagrande assinou um documento que autoriza a construção do Centro de Excelência para Pessoas com Deficiência. Fotos: Hélio Filho/Secom.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, lembrado em todo mundo nesta terça-feira (3), foi especial para os capixabas deficientes físicos, visuais e intelectuais. Aproveitando a data e com intuito de oferecer ainda mais oportunidades a essa parcela da população, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinou um documento que autoriza a construção do Centro de Excelência para Pessoas com Deficiência.

A assinatura ocorreu no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória, e contou com a presença do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, secretários municipais de Esportes, além dos paratletas capixabas que participaram das Paralimpíadas Escolares, homenageados por Casagrande.

O Centro ficará localizado na sede da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em Bento Ferreira, na Capital. O espaço contará com uma arena multiuso, 100% acessível, que terá diversas salas para fisioterapia, atendimento médico, treinamento físico, vestiários e um ginásio que será usado pelos paratletas e demais pessoas com deficiência, contemplando as modalidades de goalbol, basquete, rugby, bocha, handebol e futsal para deficientes visuais.

A previsão é que o Centro de Excelência comece a ser construído no primeiro semestre de 2020 e seja concluído até meados de 2021. O espaço atenderá, em média, 1200 pessoas por mês e custará cerca de R$ 6 milhões.

O governador Renato Casagrande, em uma fala sobre a importância de o Estado cumprir o seu papel de promover a cidadania, se dirigiu aos paratletas e suas famílias: “Vocês são o exemplo para que a gente possa romper o preconceito e os limites nesse mundo, nesse País, nesse Estado. E nós não fazemos mais do que a nossa obrigação em dar as condições para que o cidadão capixaba, a cidadã capixaba tenha todo o ambiente pleno para exercer suas atividades”, disse.

Legado

O secretário Júnior Abreu também deixou claro a importância do espaço para as pessoas com deficiência e para o Estado. Segundo ele, o Espírito Santo dá um passo ainda maior para se tornar uma referência em esportes paralímpicos no Brasil.

“Assim como os atletas, eu também estou muito feliz em saber que esse Centro vai sair do papel, pois sei como ele será importante para incluir ainda mais a população com deficiência dentro do esporte. Apenas São Paulo e Ceará tem espaços como esse, dessa magnitude. Então, isso vai ser benéfico também para o Espírito Santo, que poderá se tornar uma referência paralímpica no país”, frisou Abreu, emocionado.

A vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Naíse Pedrosa, reforçou a importância do Centro de Excelência: “O Governo do Espírito Santo está de parabéns em investir no esporte paralímpico e anunciar este espaço no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Com esse centro, o Estado vai se credenciar ainda mais a receber eventos paralímpicos de grande porte”.

Paralimpíadas Escolares

Além do anúncio da construção do Centro de Excelência, o evento também serviu para homenagear os atletas e técnicos capixabas que participaram das Paralimpíadas Escolares, considerada a maior competição do mundo para crianças e adolescentes com deficiência em idade escolar, realizada em São Paulo.

Durante o torneio deste ano, o Espírito Santo conquistou resultados recordes, aumentando o número de atletas na competição, além do número de medalhas, que saltou de 39, em 2018, para 68 medalhas, este ano. Com o resultado, a delegação capixaba terminou na nona colocação geral, subindo três posições com relação ao desempenho do ano anterior.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do ES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *