Aracruz ganha primeira Escola Estadual Indígena e oferta vagas para 2020

É a Escola Aldeia Caieiras Velha, que está com matrículas abertas.

O ano letivo de 2020 começará com a Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Aldeia Caeiras Velha, Aracruz, funcionando. Esta é a primeira escola indígena no Espírito Santo que ofertará a modalidade de Ensino Médio. A Secretaria de Educação (Sedu) disponibilizou 138 vagas para matrículas, que já se encontram abertas pela Chamada Pública Escolar, até o dia 13 de dezembro, no site da Sedu – www.sedu.es.gov.br

Para realizar a pré-matrícula, é necessário acessar o site com o número de CPF do aluno – se for maior de idade, ou do responsável, se o estudante for menor de idade – para que seja gerado login de acesso ao sistema. Além disso, é preciso ter em mãos documentos pessoais do aluno, nome e CPF do pai e da mãe e do estudante, e o endereço da residência do aluno.

A Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Aldeia Caeiras Velha foi criada pela Portaria n° 155-R de 30 de setembro de 2014 e inaugurada no dia 30 de dezembro do mesmo ano. Contudo, a escola não foi aberta de fato. O Governo do Estado, por meio da Sedu, trabalhou, ao longo deste ano de 2019, para que a unidade de ensino esteja em pleno funcionamento no início do ano letivo de 2020.

Destinada a atender os estudantes indígenas das etnias Guarani e Tupiniquim do município de Aracruz, a escola disponibilizará, como prevê a legislação, uma organização curricular diferenciada que priorize a cultura, os modos de viver, as tradições e os conhecimentos desses povos em constante diálogo com os conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A abertura da Escola indígena de Ensino Médio é de suma importância para a garantia dos direitos de um ensino de qualidade e com equidade para os estudantes indígenas que, atualmente, são atendidos apenas no Ensino Fundamental quanto à Educação Escolar Indígena.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do ES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *