Torneio de Pontes testa conhecimentos de Matemática em Pedro Canário

O principal objetivo da ação foi desenvolver nos estudantes a capacidade de associarem as disciplinas ao cotidiano de maneira prática. Fotos: Sedu/ES.

O Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Manoel Duarte da Cunha, em Pedro Canário, realizou o 1° Torneio de Pontes de Macarrão, no último dia 29 de novembro. A ação foi desenvolvida a partir das aulas de Matemática, com base na investigação e exploração.

O principal objetivo da ação foi desenvolver nos estudantes a capacidade de associarem as disciplinas ao cotidiano de maneira prática, além de desenvolverem habilidades manuais, trabalho em equipe e resolução de problemas. “Literalmente as pontes foram confeccionadas com massas de macarrão. Ganharia a equipe cuja ponte suportasse o número maior de quilos”, explicou um dos professores da ação, Antônio Peixoto Júnior.

Com esse projeto, os estudantes puderam vivenciar na prática o estudo dos conteúdos como geometria, escala, cálculo de porcentagem, proporção, métodos científicos e planejamento. “Ressaltamos que muitos dos nossos alunos têm projetos de vida voltados para as engenharias”, comentou o professor.

A ponte da turma que ficou em 1º lugar suportou 36 quilos; a do 2º lugar aguentou 30 quilos e do 3º lugar, 15 quilos. “A culminância do projeto foi extremamente emocionante, com a participação de todos os alunos da escola que vibraram a cada quilo suportado pelas pontes”, comentou o professor Dagmar Portes, que também auxiliou na realização do Torneio.

Por Mirela Marcarini, Geiza Ardiçon e Soraia Camata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *