Economia Solidária movimenta R$ 1,3 milhão no ES

O Dia Nacional da Economia Solidária é comemorado neste domingo (15) e a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (Aderes) celebra a data destacando a importância do setor para a geração de renda e empregos no Estado. Somente neste ano, os empreendimentos da economia solidária movimentaram R$ 1,3 milhão em negócios no Espírito Santo, incluindo as atividades dos segmentos de catadores de materiais recicláveis, empreendimentos de comercialização das áreas de artesanato, confecção, alimentação e finanças solidárias, como os bancos comunitários de desenvolvimento que oferecem empréstimos.

Segundo dados da Gerência de Economia Solidária e Microcrédito da Aderes, em 2019 quase 100 segmentos, entre empreendimentos e entidades de assessoria e fomento, já realizaram o Cadastro da Economia Solidária na Agência. A expectativa é de que com o cadastro, o setor da economia solidária se fortaleça no Espírito Santo.

O diretor presidente da Aderes, Alberto Gavini, explica que a Agência tem como compromisso contribuir na articulação de parcerias para a viabilização de projetos voltados ao fortalecimento do setor. “É considerável destacar que a economia solidária tem um papel fundamental no desenvolvimento do Espírito Santo e a Aderes, como instituição que fomenta o empreendedorismo, atua para implementar uma política que promova uma sociedade mais justa para o segmento”.

O gerente de Economia Solidária e Microcrédito, Renato Alexandre Rangel, esclarece que na economia solidária os princípios fundamentais que caracterizam o setor são a autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito ao meio ambiente, comércio justo e consumo consciente. “A economia solidária tem iniciativas que visam à gestão democrática e igualitária na geração de produtos e serviços. Por isso, elas são administradas pelos próprios trabalhadores participantes, sem exigir a figura do patrão”, explica.

Por Andreia Foeger e Roberto Riccio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.