Pães e queijos são os principais produtos das agroindústrias familiares capixabas

O levantamento foi organizado pela equipe da Coordenação Técnica de Segurança Alimentar e Estruturação da Comercialização do Incaper. Foto: Incaper/ES.

O número estimado de agroindústrias familiares no Espírito Santo é de 2.024 empreendimentos. A maioria deles dedica-se à produção de pães, bolos, biscoitos e outros produtos derivados de trigo. O município de Domingos Martins é o que concentra o maior número de estabelecimentos. Os dados foram apurados em um levantamento feito pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que traz a caracterização da agroindústria familiar do Estado.

O levantamento foi organizado pela equipe da Coordenação Técnica de Segurança Alimentar e Estruturação da Comercialização do Incaper. “O objetivo desta pesquisa foi atualizar as informações sobre as agroindústrias familiares em todo o Espírito Santo quanto à sua caracterização social e econômica, abrangendo aspectos de localização, estrutura física, tipo e volume de produtos processados, qualificação e quantificação da mão de obra empregada, constituição jurídica, registro sanitário, licenciamento ambiental, canais de comercialização, entre outras informações”, disse a coordenadora Rachel Quandt Dias.

A pesquisa foi feita por amostragem, entre janeiro e dezembro de 2018, em 75 municípios capixabas. Extensionistas dos Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper e técnicos das secretarias municipais de agricultura foram a campo e aplicaram 465 entrevistas.

Os empreendimentos foram selecionados aleatoriamente, e os resultados foram apresentados conforme cada macrorregião do estado: Metropolitana, Central, Norte e Sul. Os entrevistados, na maioria homens entre 30 e 59 anos, foram os próprios produtores das agroindústrias, embora as mulheres ainda representem a maior parte das pessoas atuantes na atividade. “Isso indica uma maior participação masculina nas agroindústrias nos dias de hoje, posto que inicialmente era uma atividade exercida essencialmente pelas mulheres rurais”, acrescentou Rachel.

O documento identificou, ainda, o tempo de existência dos empreendimentos. A agroindústria mais antiga do Espírito Santo fica em Alfredo Chaves e há 86 anos produz cachaça, seguindo a tradição da família que conduz o empreendimento. Em média, as agroindústrias capixabas funcionam há pouco mais de 13 anos.

“As agroindústrias familiares representam um importante papel social e econômico no desenvolvimento do rural capixaba, especialmente quando associadas às atividades do agroturismo. Os resultados deste levantamento evidenciam a importância da atividade, desenvolvida principalmente pela agricultura familiar capixaba, e indicaram que ela se encontra em franca expansão”, disse uma das responsáveis pela pesquisa, a engenheira de alimentos do Incaper Mariana Barbosa Vinha.

Texto: Juliana Esteves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *