Paulo Foletto e Iraci Baltar realizam ato de fechamento de comporta da barragem em Montanha

Com o investimento de mais de R$ 16 milhões, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) realizou, na tarde desta sexta-feira (20), a entrega da obra e o fechamento de comporta da Barragem Tutu Reuter, em Montanha. A barragem é mais um investimento do Governo do Estado, por meio da Seag, com capacidade para 2,5 bilhões de litros de água, que permitirão uma reserva de água para a população do município e perenização do curso hídrico.

“A barragem vai ajudar os agricultores a combater a escassez de água nos períodos de estiagem de forma sustentável. Mais uma grande entrega para a sociedade capixaba”, disse o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto.

Para a prefeita de Montanha, Iraci Baltar, a entrega da barragem e o fechamento da comporta são dois momentos histórico para o município. “Estou emocionada e agradecida por essa obra que tanto vai ajudar o município. A Seag tem nos recebido de braços abertos e olhando com carinho as nossas demandas”, disse.

O subsecretário de Infraestrutura Rural da Seag, Rodrigo Vaccari, explicou sobre o fechamento das comportas. “O ato de fechamento é necessário para garantir a disponibilidade de água nos momentos de estiagem, evitando que a seca cause prejuízos nas plantações e no abastecimento do restante do município”, explicou Vaccari.

Aline Rodrigues, moradora de Montanha, parabenizou o Governo do Estado, a prefeitura do município e a Seag pela obra. “É gratificante saber que o poder público tem entendido as nossas necessidades. A barragem era um sonho para nós moradores e estar presente na entrega da obra é emocionante”, comentou.

Segundo o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Mário Louzada, apenas neste ano foi regularizado pelo Instituto cerca de 1.400 barragens. “Estamos entregando a licença de operação de uma das maiores barragens do Estado. Essa estrutura promove segurança hídrica aos moradores e produtores rurais do município de Montanha, em caso de eventuais períodos de seca”, disse.

Investimento

Na oportunidade foi entregue ao município dois tratores agrícolas de 75cv, fruto de emenda parlamentar, no valor de R$ 150 mil. Esse maquinário vai dar a oportunidades para melhorar a vida do homem no campo.

Veja mais fotos do evento neste link: https://photos.google.com/share/AF1QipP-nLN_2bj4cO-uluO6VKVoogVYGd0kj_g7NHwsg6Jvm1WVh7QIS4tZE9VGx0BXow?key=VWVDYXBYOFlSSEQteFYwWm1aWll5VW5mYS13MUl3

Fotos: Claudio Costa.

Texto: Vanessa Capucho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *