PERSPECTIVAS PARA A PRÓXIMA DÉCADA

*Prof. Dr. Valmor Bolan

Vai se encerrando a segunda década do segundo 21. O tempo realmente estávoando. Essa impressão de velocidade tem a ver com as tecnologias disponíveisatualmente, que deram intensidade à vida, em todos os sentidos, com uma amplaoportunidade em todos os níveis da sociedade. O ritmo do dia-a-dia se acelerou, tendocada um de nós, muitas coisas por fazer, entre vida pessoal, profissional, educação,saúde, lazer, etc. Cabe então o discernimento, para que saibamos aproveitar melhor onosso tempo, com aquilo que contribui para o nosso aprimoramento, em todos osaspectos. Isso quer dizer que vivemos numa época mais aberta, mas também maisexigente. De todas as novas possibilidades, as tecnologias da comunicação são as quemais impactaram, por isso sentimos a rapidez com que passam as horas, a cada dia,devido a tantas atividades e ao número cada vez maior de informações que recebemosde todas as partes do mundo.

Nesse contexto, 2020 encerra a segunda década com grandes desafios: como conciliar a vida humana, com os princípios e valores da dignidade da pessoa humana,com as tecnologias. Isso porque os abusos nessa área certamente poderão trazer implicações concretas que podem comprometer justamente a dimensão humana da pessoa. A 4ª revolução industrial, com a internet das coisas, por exemplo, é uma tendência disso, com casas automatizadas, chamadas casas inteligentes. Tudo estará conectado a tudo, com uma maior dependência do ser humano às máquinas e robôs. Por isso, especialistas alertam sobre os riscos dessa dependência tecnológica provocar uma deterioração ainda mais das relações humanas. Talvez esse seja um dos grandes desafios da próxima década, evitar tais abusos.

Também não é o caso de demonizar as tecnologias, porque elas podem ser muito úteis à vida, se houver uma proporção adequada do seu uso. Esperamos então que possamos melhor aproveitar as boas perspectivas da próxima década, com as melhores possibilidades do nosso tempo, para promover uma vida mais humana e solidária. Feliz Ano 2020 para todos.

*Valmor Bolan é Doutor em Sociologia. Professor da Unisa. Ex-reitor e Dirigente (hoje membro honorário) do Conselho de Reitores das 7 Universidades Brasileiras. Pós-graduado (em Gestão Universitária pela OUI-Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal-Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *