Motorista reencontra mãe e filho após parto dentro de ambulância no Réveillon no Pontal

O condutor de ambulância do município de Linhares, Giuleno, e Mariana, mãe do Matheus. Foto: Felipe Reis.

O condutor de ambulância do município de Linhares, região norte do Espírito Santo, Giuleno de Melo Ferreira Soneghetti, reencontrou nesta quinta-feira (2) o pequeno Matheus e a mãe Mariana de Jesus Gomes, de 20 anos, que teve o parto realizado por ele dentro da ambulância minutos antes da chegada de 2020. Mariana estava no Pontal do Ipiranga quando o motorista que retornava de uma ocorrência foi acionado. O bebê nasceu no trajeto entre a área de eventos e a Unidade de Saúde, onde Mariana seria atendida.

Mãe e filho passam bem e se encontram em observação no Hospital Rio Doce. Giuleno, que trabalha há 12 anos na Prefeitura, disse que esta foi a primeira vez que fez um parto sozinho. Ele contou como tudo aconteceu.

“Estava voltando de uma ocorrência quando fui abordado por uma pessoa avisando que tinha uma gestante sentindo dor. Me dirigi até ela e notei que ela estava sentindo as contrações do parto. Segui para a Unidade de Saúde, mas, umas cinco ruas antes a tia que a acompanhava, a qual eu dava as instruções, disse que o bebê estava nascendo. Parei a ambulância e fiz o parto”, explicou o condutor.

O condutor comentou que foi uma alegria imensa participar desse momento. “O Matheus nasceu saudável, chorando, demonstrando toda saúde. Envolvi a criança em um lençol hospitalar, pedi a mãe para segurar o bebê com todo carinho e mais uma vez orientei a tia para auxiliar os dois enquanto me direcionava até a Unidade de Saúde, para que a equipe de plantão fizesse os procedimentos finais. Foi um momento muito intenso e emocionante fechar 2019 com a chegada de uma vida”, ressaltou.

Segundo a mãe, moradora do bairro Canivete, o bebê nasceu de 36 semanas e estava previsto para fevereiro. Matheus, o primeiro filho de Mariana, nasceu às 23h50. “Estava em casa, fui buscar minha tia que veio de Minas Gerais na rodoviária, e fomos ver a praia. Chegando lá, estava chovendo muito, aí procuramos um abrigo, foi quando comecei a sentir dores leves e senti a bolsa estourar. A ambulância logo chegou, o motorista foi super prestativo, pedia para gente ter calma, e meu bebê nasceu. Fomos para a unidade, eles foram muito legais comigo, me ajudaram muito, ligaram para minha mãe, e depois dos procedimentos nos trouxeram para o Rio Doce”, relatou Mariana. A previsão é que a paciente tenha alta nesta sexta-feira (3).

Capacitação de profissionais para o Verão

Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Linhares, realizou uma capacitação para mais de 100 enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas que estão atuando nas equipes de saúde dos balneários de Linhares, Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação, durante todo o Verão.

O Giuleno, o servidor público que fez o parto da Mariana, também participou do treinamento. “Sou condutor socorrista e a Prefeitura tem investido na capacitação dos profissionais do município. Sabemos dos projetos da Central de Ambulância para nossa categoria visando sempre atender bem a população linharense, o que é muito importante”, falou o condutor da ambulância.

Por Valda Ravani.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *