SHOW Morgana Moreno & Marcelo Rosário convidam Tiago Tunes & Juçara Dantas

O projeto Morgana & Marcelo convidam, é uma iniciativa que fomenta o movimento do choro na Bahia. Foto: Rita Tavarez.
https://www.youtube.com/watch?v=-mlDsQWHRvc

No dia 18 de janeiro de 2020, Morgana Moreno, flautista e Marcelo Rosário, violonista de 6 e 7 cordas, realizam a segunda edição do projeto “Morgana & Marcelo convidam”, trazendo a Salvador o bandolinista brasiliense Tiago Tunes e a violonista paraense Juçara Dantas.

Os músicos se conheceram nas rodas de choro de Brasília, em junho de 2019, quando o duo baiano foi se apresentar na capital federal. A interação musical na espontaneidade daquele ambiente informal trouxe a vontade de dar continuidade a essa parceria que acabava de nascer. Então surgiu a oportunidade de realizar a segunda edição do projeto Morgana & Marcelo convidam, uma iniciativa que fomenta o movimento do choro na Bahia, visa difundir a produção do gênero musical e incentivar o contato da população soteropolitana à cultura musical brasileira genuína, formação de plateia, promover intercâmbio entre artistas locais e de outras cidades e trazer ao público o acesso a este produto.

A ideia do projeto nasceu em 2019, quando o duo baiano trouxe pela primeira vez a Salvador para uma apresentação musical no Teatro Sesi Rio Vermelho os músicos Victor Angeleas e Márcio Marinho, protagonistas do Face Musical, programa de grande repercussão na internet e com conteúdos com mais de dois milhões de visualizações. Com o sucesso do projeto, a segunda edição vai acontecer em janeiro de 2020 com os músicos Tiago Tunes (DF) e Juçara Dantas (PA), no Porto dos Livros.

Morgana Moreno & Marcelo Rosário

Virtuosismo, afinidade e interação musical são alguns dos adjetivos que a flautista Morgana Moreno  o violonista Marcelo Rosário colecionam apresentando “Nascente”, o mais recente projeto do duo e que em 2019 passou pelo Brasil e Europa, como Salvador, Brasília, Portugal, Espanha, Alemanha e Holanda. Lançando mão de uma formação intimista – flauta e violão – os músicos dialogam através de improvisação, com liberdade e de uma maneira mais despojada. O formato duo permite mais visibilidade à essência de seus instrumentos e à afinidade artística e musical de ambos. O show marca o reencontro com a música brasileira através de releituras e composições próprias e contempla os mais diversos gêneros como o samba, choro, forró, canção.

Tiago Tunes e Juçara Dantas

A espontaneidade foi o elemento principal que uniu Tiago Tunes e Juçara Dantas na música em 2016, ano em que se dedicaram a experimentações sonoras com a intenção de encontrar um repertório para bandolim e violão. Além de trazer o choro, raiz principal de ambos, buscaram também a interação com texturas musicais diferentes, baseando-se em compositores como Astor Piazzolla e Radamés Gnattali. Fizeram apresentações em Brasília, Belém e Genebra, onde participaram do 9º Festival Plein Air à Voltaire, evento tradicional da cidade que reúne artistas de diversos países. Atualmente trabalham em um novo repertório e se preparam para registrar em estúdio seu primeiro trabalho juntos.

A Imprensa Online, com informações de Morgana Moreno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *