Boa Esperança em estado de emergência por causa da Dengue

O Decreto nº 6367/2020 foi assinado pelo prefeito Lauro Vieira e a secretária municipal de Saúde Ana Rosa Marin. Foto: Célio Magrini.

O município de Boa Esperança, norte do Espírito Santo, decretou na manhã de quinta-feira, 16, situação de excepcional emergência, em função do avanço da Dengue em vários locais da cidade.  O Decreto nº 6367/2020 foi assinado pelo prefeito Lauro Vieira e a secretária municipal de Saúde Ana Rosa Marin. O decreto tem prazo de 120 dias e pode ser prorrogado, caso a secretaria de Saúde entenda que ainda precisa de medidas emergenciais para conter a epidemia. Para justificar esta situação, o município cita no decreto que o município de Boa Esperança é considerado pela Secretaria de Estado da Saúde como de alto risco para uma epidemia de Dengue.

Segunda a Vigilância em Saúde, no mês de dezembro até o dia 15 de janeiro foram 102 casos.  Sendo 41 registrados no Centro da cidade; 23 no bairro Nova Cidade; 20 em Vila Tavares e 18 na Comunidade Quilômetro Vinte.

Com o objetivo de avaliar a situação epidemiológica de Boa Esperança e discutir as ações de combate à dengue, além de traçar novas estratégias para enfrentar a crescente incidência da doença, que já afeta vários locais na sede do município, a secretaria municipal de Saúde promoveu uma reunião no gabinete do prefeito na quarta-feira, (15). O encontro contou com a presença do prefeito Lauro Vieira, secretária de Saúde Ana Rosa Marin, bem como, titulares das secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Rural, além de outros técnicos da municipalidade.

O combate ao mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya é uma obrigação do município, mas necessita da participação da população, que por sua vez, deve adotar medidas simples e diárias em suas respectivas residências.

Por Célio Magrini.

AGRONEGÓCIOS CIDADES Cultura DIREITO & JUSTIÇA Economia Geral Internacional NOTÍCIAS OPINIÃO OPORTUNIDADES PODCAST PODCAST Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *