
A Agência Nacional de Mineração (ANM) emitiu um alerta nesta quinta-feira (23) para as empresas que possuem barragens em Minas Gerais e outros estados, como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás, devido à previsão de grandes volumes de chuva nos próximos dias.
Segundo a ANM, é preciso fazer o monitoramento diários dessas estruturas. “As chuvas devem superar 10mm/dia e podem atingir com maior intensidade a região centro norte de Goiás, regiões litorâneas do Espírito Santo, região centro-sul de Minas Gerais e região serrana do Rio de Janeiro”, diz o comunicado.
Os fiscais da ANM pediram que as equipes de segurança de barragens se mantenham em alerta das condições das barragens até a próxima segunda-feira (27), especialmente em relação ao seu estado de conservação.
Além disso, será preciso manter atenção especial às tomadas d’agua dos vertedouros, para garantir a capacidade vertente de acordo com o projeto.
“Em caso de qualquer situação de anormalidade, o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) deverá ser acionado e o SIGBM (Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens) tem que ser imediatamente informado”, alerta o gerente de Segurança de Barragens da ANM, Luiz Paniago.
Por Gabriel Moraes | O TEMPO.
AGRONEGÓCIOS CIDADES Cultura DIREITO & JUSTIÇA Economia Geral Internacional NOTÍCIAS OPINIÃO OPORTUNIDADES PODCAST PODCAST Política