ANM emite alerta para empresas reforçarem segurança de barragens devido as fortes chuvas

Barragem Sul Superior fica na Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, na Região Central de MG. Foto: Reprodução/TV Globo.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) emitiu um alerta nesta quinta-feira (23) para as empresas que possuem barragens em Minas Gerais e outros estados, como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás, devido à previsão de grandes volumes de chuva nos próximos dias.

Segundo a ANM, é preciso fazer o monitoramento diários dessas estruturas. “As chuvas devem superar 10mm/dia e podem atingir com maior intensidade a região centro norte de Goiás, regiões litorâneas do Espírito Santo, região centro-sul de Minas Gerais e região serrana do Rio de Janeiro”, diz o comunicado.

Os fiscais da ANM pediram que as equipes de segurança de barragens se mantenham em alerta das condições das barragens até a próxima segunda-feira (27), especialmente em relação ao seu estado de conservação.

Além disso, será preciso manter atenção especial às tomadas d’agua dos vertedouros, para garantir a capacidade vertente de acordo com o projeto.

“Em caso de qualquer situação de anormalidade, o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM)  deverá ser acionado e o SIGBM (Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens) tem que ser imediatamente informado”, alerta o gerente de Segurança de Barragens da ANM, Luiz Paniago.

Por Gabriel Moraes | O TEMPO.

AGRONEGÓCIOS CIDADES Cultura DIREITO & JUSTIÇA Economia Geral Internacional NOTÍCIAS OPINIÃO OPORTUNIDADES PODCAST PODCAST Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *